Porto Velho-RO: O deputado estadual Leo Moraes, disparou na primeira pesquisa Phoenix/Folha Rondoniense, que apurou as Intenções de votos para a sucessão municipal. Em função da indecisão da deputada federal Mariana Carvalho não ter anunciado sua disposição de disputar o pleito de 2016, seu nome não foi incluído, os votos de Mariana estão migrando para Leo Moares. A pesquisa foi registrada no TRE/RO sob o numero 06741/2016
O Instituto Phoenix de pesquisa descritiva e a Folha Rondoniense, divulgam, resultados finais de sua (primeira) rodada de sondagens de intenção de voto realizada na sede e entorno da capital, Porto Velho. Este trabalho tem como objetivo maior devolver a coletividade o resultado do acompanhamento das tendências eleitorais, de forma sistematizada, mostrando assim ao eleitor, periodicamente as variações e mudanças, entre os postulantes, que por ventura estejam pleiteando os cargos eletivos.
Possibilitando a todos maior visibilidade do quadro de ascendência dos envolvidos diretamente na disputa. Segundo a direção do instituto esta tarefa consiste também em orientar as coordenações partidárias. O Phoenix realizou estas entrevistas no período de l3 a 15 deste mês, contratado pela empresa TEC. RON COMERCIO E SERVIÇOS LTDA. , controladora do Jornal Folha Rondoniense.
Na coleta de informações de campo os pesquisadores do Phoenix entrevistaram (755) eleitores da capital de ambos os sexos, que manifestaram suas opiniões sobre os pleitos , majoritário e proporcional, entre outros questionamentos de ordem sócio político, também de real interesse popular. Com relação a sondagem estimulada ,que trata da eleição do prefeito municipal, item (02) do questionário aplicado, os respondentes fizeram suas considerações opinando por quem seria seu pretendente a ocupar a cadeira de mandatário maior do palácio Tancredo Neves , a partir do ano que vem.
Assim foram citados mediante o disco de indução, nove nomes de possíveis candidatos. O PETEBISTA Leo Morais pela segunda vez consecutiva assume a dianteira das tendências, desta feita subiu quatro pontos percentuais, e fechou com 35,1% das indicações de votos definidos, índice este que representa aqueles que já tem opiniões definidas sobre quem vai votar no pleito vindouro.
Apesar de que os demais disputantes estejam em termos percentuais, bem abaixo de Leo, que detém o primeiro lugar, todavia pelo menos outros cinco postulantes estão no páreo desta acirrada disputa, com números que justificam suas decolagem. Por outro lado alguns fatos chamam a atenção fazendo o comparativo com pesquisa anterior, entre eles se destaca o ligeiro crescimento do números de indecisos que subiu para mais de 30%, registra-se o súbito crescimento das candidaturas do petista Roberto Sobrinho e de Odacir Soares do PROS, partido da ordem social.
Supõe-se que estas mudanças possam se justificar em razão da indecisão da Deputada Mariana Carvalho em se posicionar quanto a sucessão municipal, sendo que nas pesquisas as intenções de votos de Mariana estão migrando para Leo Moraes , a mídia tem massificado essa indecisão de Mariana, e essa informação tem chegado aos eleitores . Por fim 49,4% dos entrevistados foram do sexo masculino e notadamente 50,6% femininos. Veja o quadro geral das tendências de Acordo com os gráficos abaixo.
Autor Gomes Oliveira
Da Redação Folha.
Vamos que vamos; Leo é a sua vez…