Teia Digital

Produção de veículos cresce em Agosto e o mercado elevou a estimativa de inflação – Por Sílvio Persivo

Até já me acostumei. “.. estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda” (Clarice Lispector). 

ARTESANATO E GASTRONOMIA DO NORTE EM DESTAQUE NO SENADO FEDERAL 

A exposição Mostra de Artesanato da Região Norte, feita em conjunto com a Mostra Gastronômica Sabores da Amazônia, foram realizadas na semana passada (de 30/08 a 03/09) com a participação de empreendedores rondonienses que tiveram apoio de diversas entidades, entre eles o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae). A exposição foi uma iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, em parceria com o Sebrae e a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase). Na solenidade de abertura, a senadora e presidente da Comissão, Katia Abreu, chamou a atenção para a capacidade de A Mostra de Artesanato e Gastronomia da Região Norte, além de ser um movimento de integração nacional, expõe o potencial dos micro e pequenos negócios do artesanato como uma alternativa para fomentar a geração de emprego, renda e turismo. internacionalização de produtos e serviços criados na região Norte do país. 

VIVEIRO DAS LETRAS VOLTA A TER ATENDIMENTO PRESENCIAL

Voltou a funcionar com atendimento presencial, a partir desta quarta-feira (8), a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, que está aberta ao público, das 8h até às 22h. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o atendimento possui restrições de prevenção contra a covid-19 para manter a segurança de usuários e funcionários. Deste modo, o usuário deve, previamente, agendar o horário para usufruir dos espaços da Biblioteca.
Ao agendar pelo telefone da instituição, o usuário receberá as instruções a serem seguidas, como: uso de máscara, confirmar o agendamento na entrada, passar pela triagem (medição de temperatura e lavagem das mãos). O usuário também deve ser higienizado com o álcool e flanela (disponíveis na Biblioteca) as mesas e cadeiras que usar, e também trazer sua própria garrafa de água.

GOVERNO LANÇA PROJETOS EM JARU 

No sábado (4) chegou ao município de Jaru, os projetos “Tchau Poeira”, que visa o asfaltamento urbano e o “Governo na Cidade”, para revitalizar espaços públicos de lazer. A ação faz parte da agenda governamental pela região central do Estado, tendo os municípios de Alvorada D’Oeste e Ji-Paraná também contemplados com investimentos. O investimento previsto para a região Central de Rondônia, que abrange os municípios de Alvorada D’Oeste, Ji-Paraná e Jaru, previsto é de R$ 42.450.500,00 (quarenta e dois milhões, quatrocentos e cinquenta mil, e quinhentos reais).  O prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, agradeceu ao Governo pelo investimento afirmando que “É um grande passo dado para o progresso e desenvolvimento de Jaru. Estamos sendo contemplados com R$ 16 milhões em investimentos do Estado, com 20 quilômetros de asfalto pelo “Tchau Poeira”, além do “Governo na Cidade”, onde vamos receber a construção de uma área de lazer e de esporte para as famílias, que era uma carência do município”. 

PRODUÇÃO DE VEÍCULOS CRESCE EM AGOSTO

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informando que a produção de veículos teve um aumento de 0,3% em agosto alcançando 164 mil unidades. Porém.  na comparação com agosto de 2020, quando foram produzidas 210 mil unidades, houve uma queda de 21,9%. No acumulado do ano houve uma expansão de 33% com a produção de 1.476,1 mil veículos, contudo, a entidade observou qu o aumento no mês aconteceu mesmo com as paralisações totais ou parciais de 11 fábricas, por conta da falta de semicondutores, o que traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Segundo anunciado num cenário normal a produção estaria num ritmo acelerado nesta época, quando as vendas estão mais aquecidas. 

MERCADO ELEVOU A ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO 

Como esperado em razão, principalmente da pandemia que pressiona os preços dos produtos internos e externos, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, subiu de 7,27% para 7,58%, neste ano. A estimativa está no boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos. A projeção para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%. Em julho, a inflação subiu 0,96%, o maior resultado para o mês desde 2002, quando a alta ficou em 1,19%. Com o resultado, o IPCA acumula um avanço de 4,76%, no ano, e 8,99%, nos últimos 12 meses.

AUTOR: SILVIO PERSIVO  – COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com