Geral

São Paulo tem maior número de mortes por dengue desde 1990

O número de mortes por dengue registrado em São Paulo até 18 de abril já é o maior em um ano desde 1990, quando começou a ser feito um registro oficial dos casos. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, revela 169 mortes no estado. Isso significa que, em média, uma pessoa morreu em São Paulo por complicações ou por febre hemorrágica da dengue a cada 16 horas neste ano.

O estado vive a pior epidemia de dengue desde o início dos registros oficiais, se levada em conta a quantidade de mortes. No mesmo período do ano passado, foram 35 mortes, quase cinco vezes menos do que o registrado agora. Desde 1990, a maior quantidade de mortes ocorreu em 2010, com 141 casos.

No Rio de Janeiro, até 18 de abril, foram registrados cinco óbitos, mesma quantidade no mesmo período do ano passado. Os estados com mais mortes até agora, depois de São Paulo, são Goiás, com 15 mortes, e Paraná, com oito. Os casos em São Paulo equivalem a 73,8% dos óbitos registrados no Brasil.

A epidemia é uma realidade no país. Conforme o boletim do Ministério da Saúde, os casos somam 745,9 mil em todo o país, dos quais 401,5 mil – 53,8% – somente em São Paulo. No Rio, foram 22,4 mil casos até 18 de abril.

O Ministério da Saúde ressalta que a quantidade é 234,2% maior do que no mesmo período do ano passado, mas 48,6% menor do que no período equivalente em 2013. A incidência da dengue neste ano chegou a 367,8 a cada 100 mil habitantes – em São Paulo, essa incidência chegou a 911,9.

Ao divulgar o boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde informou ter repassado recursos adicionais de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios, como forma de intensificar o controle da doença. Os recursos, repassados em janeiro, se destinaram a melhorar ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e também do chikungunya.

Fonte: O Globo

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com