Geral

Inep anuncia que estão abertas as inscrições para o Enade

Coordenadores de curso devem inscrever os estudantes no exame até 8 de agosto. Aplicação será no dia 14 de novembro

O Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu nesta terça-feira (20) o período de inscrição para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso até o dia 8 de agosto, por meio do Sistema Enade.

A aplicação do exame ocorrerá em 14 de novembro e avaliará os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores No Enade 2021 serão avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.

Também estão incluídos os estudantes de cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.

Estudantes que não fizerem os questionários não poderão colar grau.

Por conta da pandemia de covid-19, as provas que seriam aplicadas em 2020 ficaram para 2021. Já as provas deste ano foram adiadas para 2022.

No momento da inscrição, a instituição de educação superior deve informar o número de CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como os dados acadêmicos. Ao final do processo, cabe à instituição comunicar o estudante sobre sua inscrição no exame.

Enquadramento automático

No período de 19 de julho a 8 de agosto, os procuradores educacionais institucionais podem realizar a verificação do enquadramento automático realizado pelo Inep. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

O enquadramento é o processo pelo qual cada curso é vinculado à sua respectiva área de avaliação do Enade, associado ao seu projeto pedagógico e ao rótulo de classificação da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Inep.

Para ocorrer o enquadramento automático, todos os cursos devem estar com os dados atualizados no Cadastro e-MEC. No caso de cursos que não possuem endereço cadastrados no Sistema e-MEC até o enquadramento automático, o procurador educacional institucional deverá, por meio do Sistema Enade, realizar o enquadramento do curso na área de avaliação vinculada ao respectivo rótulo da Cine Brasil 2018.

Cursos não classificados

No caso dos cursos que não foram classificados na Cine Brasil 2018 e daqueles sem endereço no Cadastro e-MEC, os procuradores institucionais deverão realizar o enquadramento no Sistema Enade e no Sistema e-MEC, respectivamente, no período de 19 de julho a 8 de agosto.

Retificações – Os coordenadores de curso que desejarem corrigir a inscrição dos estudantes habilitados para o Enade 2021 devem fazê-lo de 9 a 29 de agosto. No mesmo período, os procuradores institucionais podem retificar os enquadramentos, mediante registro de declaração justificada de não enquadramento no Sistema Enade.

Vale lembrar que os cursos classificados na Cine-Brasil 2018 não poderão ser enquadrados em áreas do Enade 2021 diferentes das já definidas para cada rótulo, conforme previsto no edital do exame.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com