Esporte

‘Vírus’ no calendário desfalcará 9 times por 3 jogos no Brasileirão

Enquanto Everton Ribeiro, que brilhou no último jogo, e Rodrigo Caio desfrutam o merecido reconhecimento ao estarem com a seleção brasileira nos próximos dias, cabe ao Flamengo achar soluções para a ausência deles. O “vírus” da vez precede a pandemia: é o conflito de calendário em datas Fifa, que há anos gera desfalques no Brasileirão.

O prejuízo envolve nove times e abrange as três próximas rodadas. Para o Fla, isso começa a partir desta quarta-feira, às 19h15, contra o Sport, no Maracanã. Às 21h30, mais gente entra em campo desfalcada: no Nilton Santos, tem Botafogo x Palmeiras.

Além da dupla na seleção brasileira, o Flamengo se vê sem o uruguaio Arrascaeta e uma questão peculiar envolvendo Isla. O lateral-direito foi convocado pela seleção chilena e enfrentaria o próprio Arrascaeta em Montevidéu. Mas ainda não testou negativo após o diagnóstico de Covid-19 e não pôde entrar no Uruguai.

Considerando Isla, são 18 os jogadores convocados para seleções sul-americanas que atuarão nas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa de 2022.

O Flamengo, ao lado do Palmeiras, é quem mais perdeu jogadores: quatro. O adversário do Botafogo também tem dois na seleção (o volante Gabriel Menino e o goleiro Weverton), além do lateral-esquerdo uruguaio Viña e do zagueiro paraguaio Gustavo Gomez.

O Paraguai também é o responsável por tirar Gatito Fernández de mais um jogo do Botafogo. Ele já se recuperou de lesão na coxa direita. O que atenua o cenário é a boa sequência do substituto, Diego Cavalieri.

Promessa da CBF foi adiada

A pandemia que bagunçou o calendário atrapalhou os planos iniciais da CBF de interromper a Série A durante a data Fifa. A rodada de hoje, por exemplo, em condições normais, não estaria acontecendo, assim como a de domingo. No entanto, os jogos da quarta-feira subsequente (um dia após as partidas das seleções) ainda estariam na tabela.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, disse ao GLOBO antes do Brasileirão que todos compreenderiam que seria “impossível” manter a pausa no calendário:

— Nem considero como uma questão não cumprida.

Apesar dos panos quentes, os efeitos práticos estão aí. Os clubes ficam sem seus jogadores, algo que atrapalha o produto, como um todo, e ainda afeta a questão desportiva. O líder Atlético-MG está desfalcado de três jogadores: o zagueiro paraguaio Junior Alonso, o volante equatoriano Alan Franco e o atacante venezuelano Savarino.

Mas como um dos times na perseguição, em terceiro, é o Palmeiras, o dano é compartilhado. O cenário, inclusive, gera reflexão a quem vai ao mercado para trazer jogadores de quilate ao futebol brasileiro.

— O fato de o atleta integrar a seleção é sempre importante. Você tem uma certeza maior do retorno da contratação. O que acontece quando a gente discute data Fifa é uma composição de calendário. É problema de competições. O clube é penalizado pelo mérito de ter buscado atletas com potencial de seleção — avalia Anderson Barros, executivo de futebol do Palmeiras.

No caso do clube paulista, o roteiro de perda foi ampliado pela surpreendente convocação de Gabriel Menino, ainda mais para atuar na lateral direita de Tite. Para agravar, a saída de Viña abriu uma lacuna na lateral esquerda que deve ser preenchida por Renan, de 18 anos, cria da base.

— Os erros vieram dos últimos anos. Todos nós somos culpados. Clubes, profissionais, CBF, por não encontrarmos solução. Sofre todo mundo — diz Anderson Barros.

O Flamengo é outro perseguidor do Atlético-MG. Está em quarto e tem um ponto a menos que o Palmeiras. O “barrado” Isla treinou no Ninho do Urubu, enquanto o clube tenta a desconvocação para deixá-lo em condição de jogo. Uma certeza é que o técnico Domènec Torrent estará de volta à beira do campo , seja lá qual for a solução que encontrar para a ausência dos dois principais meias.

Após a sequência das próximas três rodadas, a seleção sub-20 também tirará jogadores dos clubes entre os dias 21 e 27 de outubro. Do Vasco, o atacante Talles Magno, o volante Bruno Gomes e o goleiro Lucão foram convocados. Do Fluminense, Luiz Henrique e o zagueiro Luan Freitas. Do Fla, o lateral-esquerdo Ramon.

Para 2021, o efeito cascata da pandemia permanece. As competições começam na última semana de fevereiro.

Convocados

Atlético-GO:Vaca (Bolívia)

Atlético-MG: Alan Franco (Equador), Savarino (Venezuela), Junior Alonso (Paraguai)

Athletico: Santos (Brasil)

Botafogo: Gatito Fernández (Paraguai)

Corinthians: Cantillo (Colômbia), Otero (Venezuela)

Flamengo: Éverton Ribeiro, Rodrigo Caio (Brasil), De Arrascaeta (Uruguai), Isla (Chile)

Palmeras: Viña (Uruguai), Gabriel Menino, Wéverton (Brasil), Gustavo Gómez (Paraguai)

Santos: Soteldo (Venezuela)

São Paulo: Arboleda (Equador)

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com