Cidades

CAPITAL: Pit Stop alerta população sobre a importância da saúde da mulher

A ação fez parte da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional para a conscientização e controle do câncer de mama e do colo do útero

Panfletos informativos e brindes foram distribuídos durante a açãoEm alusão à Campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Porto Velho realizou, na sexta-feira (15), um pit stop para orientar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e os riscos que a doença traz à saúde da mulher.

A ação, organizada pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM) da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf), começou às 9h e terminou por volta das 11h, no cruzamento da avenida Carlos Gomes com a rua Rafael Vaz e Silva, na região central da capital. Ao todo, sete profissionais do departamento fizeram a entrega de panfletos informativos e distribuição de brindes à população que transitava pelo local.

“O pit stop vem com o propósito de prevenir e alertar para que todas as mulheres venham estar ciente sobre o câncer de mama, o que mais mata mulheres”, explicou Gina Brito, diretora do DPPM.

O que é o Outubro Rosa?

Gina Brito, diretora do DPPMGina Brito, diretora do DPPMÉ uma campanha de conscientização que vem para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo do útero.

O que é o câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, sendo totalmente curáveis na maioria das vezes, mas se não tratadas precocemente, podem após muitos anos transformar-se em câncer.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

DIAGNÓSTICO

A mamografia é o exame padrão para rastreamento do câncer de mama e deve ser realizada por mulheres com idades entre 50 e 69 anos, ao menos uma vez a cada dois anos. Já o Papanicolau é o exame essencial para a prevenção do colo do útero e deve ser realizado por mulheres com idades entre 25 e 64 anos de idade.

É importante estar alerta quanto às alterações na assimetria da mama, desvio ou inversão do mamilo, alteração na cor do mamilo, vermelhidão no mamilo ou na mama com ou sem secreção transparente ou avermelhada.

Para fazer o exame de colo do útero é necessário que a paciente não tenha tido menstruação no mínimo há 7 dias, relações sexuais há 3 dias e nas 48 horas antes do exame não ter utilizado cremes ou duchas vaginais.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com