Cidades

Apoio da Prefeitura fortalece ainda mais a agricultura familiar em Porto Velho

Transporte de madeira beneficia 28 famílias de apicultores

Parte da madeira apreendida durante atuações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi doada para a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama). O objetivo é fomentar a produção de mel em Porto Velho e, consequentemente, a polinização das plantações, fator que também contribui para o fortalecimento da agricultura familiar.

Os produtores contaram com o apoio da Prefeitura de Porto Velho para fazer o transporte de 4,29 metros cúbicos de madeira até a sede da Apama, que fica no bairro Escola de Polícia, zona Leste da capital de Rondônia. O transporte foi realizado por um caminhão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), que precisou dar duas viagens.

De acordo com o secretário Vinícius Miguel, titular da Semagric, essa ação beneficia diretamente 28 apicultores e meliponicultores associados à Apama. “Com essa madeira doada os produtores poderão confeccionar mais de 200 caixas para criação e manejo de abelhas da espécie apis melliferas e também abelhas sem ferrão, conhecidas como abelhas indígenas”, comentou o secretário.

Vinícius Miguel disse ainda que, além do benefício para os apicultores com aumento da capacidade de produção de mel, a agricultura do município também ganha com esse gesto da Prefeitura, “visto que as abelhas são os principais agentes polinizadores de nossas cultivares, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar”.Madeira será utilizada na confecção de caixas para criação e manejo de abelhasMadeira será utilizada na confecção de caixas para criação e manejo de abelhas

AGRADECIMENTO

“Queremos agradecer a Prefeitura de Porto Velho e equipe, que deram uma força para a associação Apama, disponibilizando caminhão para buscar a madeira que nós ganhamos do Ibama. Agradecemos e colocamos a Apama à disposição naquilo que a gente puder ajudar”, declarou o presidente da Apama, Carlos Paschoal.

CAPACIDADE

De acordo com a Semagric, Porto Velho possui uma capacidade apícola muito grande, não apenas pelo volume da produção, mas também pela qualidade do mel que é produzido no município. E tudo isso por conta da diversidade floral encontrada em nossas matas. Aliado a esses fatores, estão os benefícios que o mel representa para a saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com