Teia Digital

Apicultor de Rondônia é premiado por boas práticas em São Paulo – por Silvio Persivo

Há sempre algo a ser feito ou dito. “Não há tal coisa como um espaço vazio ou um tempo vazio. Há sempre algo para ver, alguma coisa para ouvir. Na verdade, por mais que possamos fazer um silêncio, nós não podemos” (John Cage).

EMOTIONAL PIANO MARCA INÍCIO DE COOPERÇÃO UNIR/FUNPAR

O pianista Vincenzo Danise se apresentou no último sábado (11), no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, com o espetáculo “Emotional Piano” em prol do projeto “Orquestra em ação” da Associação Amigos da Orquestra. O repertório foi composto por artistas brasileiros, como Tom Jobim, Zequinha de Abreu, Pixinguinha e uma amostra especial de “Céus de Rondônia”. Toda a renda da apresentação foi revertida para o projeto que visa à inclusão sociocultural e a melhoria do desempenho escolar dos alunos, assim como a formação de orquestra, coral e outros grupos musicais, formação de plateia e apreciação de música de qualidade. O espetáculo marcou o início de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Fundação Palácio das Artes (FUNPAR), razão pela qual o  reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, e grande parte de sua direção participou do evento.  O piano de cauda que abrilhantou a noite pertence à Universidade e foi cedido, via comodato, para a FUNPAR, para que seja utilizado em espetáculos, concertos e apresentações, ampliando as oportunidades de acesso público a arte e a música de qualidade.

DETRAN MODERNIZA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

O novo sistema online DetranNet, implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), permite ter acesso a documentos de veículos, como taxas de licenciamento, prevenção contra incêndio (bombeiros), seguro Dpvat e multas de trânsito não é necessário enfrentar filas. Desde janeiro, os serviços referentes à documentação de veículos migraram para o sistema DetranNet, iniciativa que faz parte da segunda etapa do projeto de modernização do órgão direcionado aos serviços de habilitação.

O investimento em tecnologia levou Rondônia a ser considerado o mais ágil no tempo gasto para emissão de habilitação no País, segundo o diretor-geral do Detran, José Albuquerque. “Com o DetranNet,  o serviço que demorava 30 dias para ser emitido em Porto Velho, e no interior do estado em um prazo ainda maior, agora é feito em menos de duas horas na capital e em cerca de cinco dias no interior’’, destacou. Com o avanço dos serviços de habilitação, agora a expectativa se volta para o de documentação de veículos. Nesta área, são os licenciamentos a principal demanda do órgão, seguido do primeiro emplacamento e transferência de propriedade do veículo, segundo o diretor-técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito, Acássio Figueira. Ao acessar o www.detran.ro.gov.br, o usuário terá acesso a serviços de Habilitação e Veículos.  Na parte de habilitação, é preciso fornecer o número do CPF e a data de nascimento para ter acesso aos serviços de certidão negativa, 2° via de CNH, Renovação de CNH e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). ‘‘Com o sistema online, você elimina aquela primeira etapa de ir até um balcão do Detran, esperar na fila para pagar as taxas do serviço’’, explicou Acássio. Com exceção da certidão negativa, que pode ser obtida 100% online e sem pagamento de taxas, os demais serviços permitem que sejam emitidas as guias com as taxas e depois do pagamento o usuário só precisa ir a um dos 72 postos de atendimento do Detran-RO para receber o documento pronto.

APICULTOR DE RONDÔNIA  PREMIADO POR BOAS PRÁTICAS

O apicultor Vergílio Possebom Filho, em Vilhena, foi o único representante do estado a receber, em São Paulo, o Prêmio de Automação Comercial, uma homenagem oferecida às empresas e organizações selecionadas pelas boas práticas na utilização e gestão dos padrões da Certificação de Código de Barras GS1. Segundo ele, “Eu nem acreditava que fosse me classificar no meio de tanto concorrente bom; agora, quero acreditar que o governo estadual me permitirá oferecer o mel a quem dele precisa”. Das cerca de 100 toneladas/ano de mel na região, uma média de quatro a cinco toneladas/ano são de suas colmeias formadas por mais de 90 caixas de abelhas. Aprovado pelo Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Município de Vilhena (Prove), esse mel vem de uma propriedade livre da ação de agrotóxicos. “A gente se preocupa em preservar a natureza, porque em nossa região (Cone Sul) há muita lavoura de soja e os resíduos do veneno se espalham facilmente”. A explicação deriva do fato de que tem sido crescente a eliminação de colônias de abelhas em várias regiões do Brasil e do mundo, atribuída à pulverização de agrotóxicos cada vez mais potentes. A fonte da nota é de Litza Mattos, em matéria publicada na edição de 12 de março de 2017 de “O Tempo”, de Belo Horizonte.

SOBRE A INFESTAÇÃO DE MOSQUITOS

Porto Velho, desd’a semana passada, sofre com uma infestação repentina de pernilongos. São os mosquitos da espécie “sciaridae” que começaram, primeiro, por aparecer nas margens do rio Madeira, mas, depois se espalharam por outros bairros junto como os boatos (falso) de que foram criados pelas usinas. Eles são diferente da espécie que proliferou em Jaci-Paraná e Mutum-Paraná, região da usina de Jirau, e ainda que os especialistas digam que não oferece risco e muito menos tem qualquer relação com o temido Aedes aegypti, o fato é que incomodam bastante pousando nas pessoas. Em compensação aumentou a compra e o uso de inseticidas e de raquetes para matar mosquitos. Segundo pesquisadores,  a invasão, se deve a que os mosquitos procuram áreas urbanas no período reprodutivo, ou seja, é um ato biológico normal da espécie. Tudo bem, mas, porque tantos e agora? Engraçado é que não falta criatividade no combate aos mosquitos. Usam de tudo: desde toalha molhada à queimar certas folhas ou madeiras para espantar os insetos, que estão sumindo e se espalhando.

SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA

O Sesi e Senai Rondônia, com apoio da Federação das Indústria do Estado de Rondônia (Fiero), realizam dia 21, o workshop ‘Segurança e Saúde na Indústria Frigorífica’, no salão de convenções da Casa da Indústria, das 8h30 às 14h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando o hotsite   ro.sesi.org.br/Workshop.php também disponível no site www.ro.sesi.org.br

O workshop esclarece a Norma Regulamentadora (NR) que estabelece as novas diretrizes para o trabalho no setor frigorífico. A iniciativa tem como público alvo, dirigentes sindicais, técnicos e gestores das áreas de recursos humanos, engenharia de segurança, medicina do trabalho e de abate e processamento, e medidas de segurança.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com