LONDRES (Reuters) – O Reino Unido irá proibir a venda de novos carros movidos a gasolina e diesel a partir de 2040, como parte de um plano para tirá-los completamente das ruas 10 anos depois, anunciou o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, nesta quarta-feira.
O anúncio veio na esteira de um semelhante feito pelo governo da França no início deste mês, e cidades alemãs como Stuttgart e Munique também disseram estar cogitando banir alguns veículos a diesel.
O governo britânico vem sendo pressionado para adotar medidas para reduzir a poluição atmosférica desde que perdeu processos apresentados por grupos de ativistas, e em maio delineou propostas para um esquema de descarte para se livrar dos veículos mais poluentes.
Antes de uma eleição de junho, o governista Partido Conservador prometeu tornar “quase todos os carros e vans” emissão zero até 2050.
“Hoje estamos confirmando que isso significa que não deve haver novos carros a gasolina e diesel a partir de 2040”, afirmou Gove à rádio BBC.
A medida provavelmente acelerará o declínio dos carros a diesel no segundo maior mercado da Europa, onde eles são culpados pela má qualidade do ar.
O escândalo de fraude nos testes de emissões da Volkswagen acentuou as preocupações com o diesel.
Gove também disse que o governo irá disponibilizar o equivalente a 260 milhões de dólares às autoridades locais em breve para esquemas de restrição de acesso de veículos a diesel a ruas poluídas.
Ele disse preferir restrições rua a rua para carros a diesel, ao invés de proibições gerais para centros de cidades ou esquemas de descarte custosos, mas não os desconsiderou totalmente se eles forem da preferência de autoridades locais.
No início deste mês a Volvo se tornou a primeira grande montadora tradicional a estabelecer uma data para a eliminação gradual de veículos movidos unicamente por motores de combustão interna, dizendo que todos os seus modelos de carros lançados depois de 2019 serão elétricos ou híbridos.
Já as vendas de modelos elétricos ou híbridos aumentaram quase 30 por cento no mesmo período, o setor de crescimento mais rápido do mercado, mas estes ainda representam menos de 5 por cento dos registros de carros novos.
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