Teia Digital

Setur promove evento para incentivar visitas ao memorial de Rondon – Por Silvio Persivo

É verdade, mas, é bem melhor conciliar as duas coisas. “O importante é viver bem, não viver por muito tempo; e muitas vezes vive bem quem não vive muito” (Sêneca). 

SETUR PROMOVE EVENTO PARA INCENTIVAR VISITAS AO MEMORIAL DE RONDON

Na sexta-feira, 1º de outubro, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou o evento “Vernissage – Exposição Complexo Memorial Rondon”, em Porto Velho, com objetivo de fomentar as visitas ao Museu Marechal Rondon e dar visibilidade ao local, onde as referências históricas sobre a Expedição Rondon e a antiga Vila de Santo Antonio do Rio Madeira, podem ser encontradas por visitantes do Estado, Brasil e do mundo. Fez parte da solenidade, uma exposição de novas obras do sertanista brasileiro, que foram apresentadas pela Setur e pelo professor e historiador, Lourismar Barroso. Entre elas: o revolver Nagant de Rondon, uma flecha nhambiquara, espadas e a máscara mortuária de Rondon. Na ocasião também aconteceu o 

Na oportunidade, também aconteceu o lançamento do livro “Rondon – Uma vida dedicada ao Brasil”, do historiador Lourismar Barroso. O  superintendente da Setur, Gilvan Pereira, destacou que “o Memorial Rondon é uma grande referência turística em nível estadual. Eventos como esse, mostram para o Brasil e para o mundo, o que temos de melhor”. Todo ano  cerca de 20 mil pessoas visitam o espaço. O Memorial Rondon funciona de terça-feira a domingo, das 10 horas às 16 horas, na Estrada Santo Antônio n° 4863.

TERCEIRA DOSE A PARTIR DE 60 ANOS É INICIADA EM PORTO VELHO 

A Prefeitura de Porto Velho informando que iniciou, nesta segunda-feira (4), a aplicação da terceira dose (dose de reforço) da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 60 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. São atendidos idosos que já receberam a segunda dose há seis meses. A vacinação está sendo feita nos dois pontos instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no Porto Velho Shopping, das 14h às 21h, e na Escola do Legislativo, localizada na rua Major Amarante, bairro Arigolândia, das 9h às 16h. No momento do atendimento, o usuário deve portar documentos pessoais, cartão de vacinação e cartão do SUS

SUBMISSÕES DA IGARAPÉ VÃO ATÉ 30 DE OUTUBRO

A Revista Igarapé, de estudos de Literatura, Cultura e Alteridade anunciando que está com chamadas abertas para receber artigos para sua próxima edição, a ser publicada ainda em 2021. A revista, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, MEL, da Universidade Federal de Rondônia, avisa que recebe artigos de autores mestres e doutores de instituições brasileiras ou internacionais. Mestrandos podem submeter como coautores. Podem ser submetido artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções. Os temas centrais abordados são diálogos entre literatura, educação, tradução estimulando a consciência crítica e a relação dos estudos literários com diversidade, colonização e descolonização, principalmente na Amazônia. A submissão dos artigos deve ser feita através do e-mail da publicação, [email protected], ou então diretamente no site da Revista Igarapé, onde também podem ser acessados números anteriores e as regras e as diretrizes para submissões. A previsão para publicação do número 4 deste 14º volume da revista, é a segunda quinzena de dezembro.

ESTADO DO AMAZONAS LANÇA NOVO REFIS 

Em cerimônia realizada na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Amazonas (Fecomércio), o governador do Amazonas, Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (05/10), a nova edição do Programa de Regularização Fiscal (Refis) com a concessão parcial de remissão e anistia de juros e multas de débitos de impostos e contribuições estaduais. Os descontos podem chegar a 95% e os interessados poderão aderir ao programa até 31 do próximo mês de dezembro.  Elaborado pela Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), o Refis foi instituído por meio da Lei nº 5.320/2020 e, conforme projeto de lei do Governo do Estado aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na ocasião o governador afirmou que “O poder público tem um papel importante, principalmente neste momento de redução de indicadores da pandemia, de criar condições para esse ambiente de negócios”. Também acentuando que o Governo é parceiro da iniciativa privada e que “trabalha para desburocratizar, para diminuir burocracias”. O presidente em exercício da Fecomércio, Aderson Frota, elogiou a decisão afirmando que “É uma medida extremamente importante para a economia do Estado. O governador Wilson Lima tem sido muito importante em todos os entendimentos e inclusive, na época da pandemia, nos indicou alguns caminhos a seguir”.  Com a aplicação de redução de juros e multas e o parcelamento do valor principal devido, a medida atende inadimplentes com o recolhimento do ICMS, IPVA e ITCMD vencidos até 31 de março de 2021. Sobre as contribuições, o programa estadual de refinanciamento abrange os débitos também gerados até essa mesma data. Segundo Wilson Lima, o Refis busca incentivar as empresas e contribuintes para regularizem seus débitos com o fisco e que tenham mais fôlego para o reaquecimento da atividade econômica, duramente impactada com a  pandemia de Covid-19.

AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com