Teia Digital

Senai ofeta cursos para jovens aprendizes por EAD – Por Silvio Persivo

E nós seguimos peneirando. “A mãe falou: Meu filho. Você vai ser poeta. Você vai carregar água na peneira a vida toda” (Manoel de Barros).  

INAUGURADA ESTÁTUA EM HOMENAGEM AO MANELÃO

Não se pode deixar de assinalar como um evento deste fim de semana a inauguração da estátua do Manelão, o general da banda do Vai Quem Quuer, de autoria do artista plástico Bruno Souza, na Praça do Mercado Cultural, em Porto Velho. O fundador da “Banda do Vai Quem Quer”, que  morreu em 28 de fevereiro de 2011, foi, com justiça, homenageado como como símbolo da cultura carnavalesca da cidade. Presentes a filha do Manoel Mendonça, a Sicília Andrade, a Siça, continuadora da tradição da banda, que se disse emocionada com a homenagem. Também o prefeito Hildon Chaves, responsável pela homenagem, e a primeira dama, Ieda Chaves, que “Esta homenagem é o resultado do trabalho de várias pessoas. Entendemos que o resgate da cultura de Porto Velho é muito importante”. 

SENAI OFERTA CURSOS PARA JOVENS APRENDIZES POR EAD

Estão abertas até o próximo dia 16 de junho, as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). Ao todo, são 1.466 vagas, e os cursos são em formato Ensino à Distância (EAD), para capacitar jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 23 anos e 11 meses. A coordenação de Educação Básica e Técnica do SENAI informa que os candidatos só podem optar por só um dos cursos. No ato da inscrição, devem ser observados os requisitos dos editais. As inscrições podem ser feitas acessando o Portal do SENAI (https://portal.fiero.org.br/senai). Nos cursos de Aprendizagem Industrial Básica estão disponíveis vagas para operador de microcomputador, assistente administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de máquinas industriais, ajustador mecânico, assistente de controle de qualidade, instalador e reparador de redes de computadores, assistente de recursos humanos, costureiro sob medida, eletricista industrial e assistente de logística. Para os cursos de Aprendizagem Industrial Técnica são ofertadas vagas para técnico em logística e técnico em segurança do trabalho somente na unidade de Ji-Paraná.

O QUANTO PIOR MELHOR APOSTA TODAS AS CARTAS

Um posicionamento horroroso tem pautado muitas lideranças e, o que parece insensato, tem tido um apoio muito grande da mídia. É evidente que houve um decréscimo sensível dos casos de coronavírus e, mais ainda, de mortes, porém, o que se observa é que, contra os números patentes, ainda assim se procura manter um clima de medo nas pessoas. É, no mínimo, insensato que, num momento no qual a vacinação já foi feita num número significativo de pessoas apareça, agora, sem observações significativas e nem evidências, menções a uma terceira onda “indiana”. É um jornalismo parcial, negativo, maldoso e completamente anti-social. O Brasil é um dos países que mais vacinou, a seu Banco Central é apontado como tendo o segundo melhor desempenho do mundo, os empregos crescem, a Bolsa bate recordes, mas, na imprensa o que se vê é apenas notícias negativas. Enfim, parece que o Brasil vai acabar amanhã. Não vai. E, para desespero desta campanha insana, no máximo em três meses voltaremos a ter uma vida quase normal e, contra muitos governadores e prefeitos que atrapalham a retomada das atividades econômicas, elas serão retomadas. O Brasil é mais forte do que o negacionismo revestido de defesa da vida. Isto que está sendo feito não é política. É pura politicagem e o povo já percebeu. Não terá efeito. 

TERMINA HOJE O PRAZO PARA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Segundo anunciado pela Receita Federal até a última sexta-feira (28), foram entregues 27.576.564 declarações das  cerca de 32 milhões de documentos que se espera sejam enviados. Em relação ao pagamento das restituições o cronograma foi mantido. Assim, hoje (31)  foi liberado o primeiro lote. O segundo será pago no dia 30 de junho; o terceiro, em 30 de julho; o quarto, em 31 de agosto; e o quinto, em 30 de setembro deste ano.

DOIS TERÇOS DOS BARES E RESTAURANTES NO BRASIL FUNCIONAM COM PREJUÍZOS POR CAUSA DAS MEDIDAS RESTRITIVAS

Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Abrasel, com mais de 1.600 estabelecimentos no país, mostrou que 77% fecharam abril no vermelho e que 72% estão com dificuldades para pagar impostos, aluguel, contas de água, luz, gás e fornecedores, mas, a parte mais grave é que 49% delas estão com dificuldades para pagar os salários do mês passado. Em muitos estados, com as restrições, a situação fica pior ainda. É o caso do Amazonas onde o Comitê Enfrentamento à Covid-19 frustrou o setor de alimentação mantendo o horário de fechamento de bares e restaurantes no horário atual com fechamento às 23h. O novo decreto da última sexta-feira definiu somenet três flexibilizações para serviços não essenciais: aulas presenciais na rede estadual de Manaus, lojas de acessórios e zoológicos. O decreto passou a vigorar hoje, segunda (31), até 14 de junho.

SITUAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA MELHOROU NO 1º TRIMESTRE E SINALIZA RETOMDA DA ECONOMIA

A Região Sul, no 1º trimestre, se destacou com a maior expansão da atividade econômica entre as regiões do país. A região cresceu 2%, beneficiada pelo agronegócio. Este crescimento favorece, indiretamente, os investimentos, em especial, em máquinas e equipamentos. A atividade econômica brailseira no trimestre surpreendeu “favoravelmente”, com crescimento em quatro das cinco regiões do país. Somente o Norte teve recuo na economia no período. A análise consta do Boletim Regional, publicado trimestralmente pelo Banco Central (BC), e que traz a evolução, por região, de indicadores que repercutem as decisões de política monetária, como produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros. O boletim destaca que o processo de recuperação econômica no Sul, apesar de incertezas acima do usual, deve prosseguir com o desempenho positivo do agronegócio e a esperada normalização das cadeias produtivas no setor industrial. É esperada uma consolidação do processo de recuperação da economia. O BC avalia que, no curto prazo, os estímulos monetários, como os novos pagamentos do auxílio emergencial, a chamada normalização da taxa Selic (atualmente em 3,5% ao ano), em um patamar considerado baixo e a redução do impacto da pandemia devem sustentar a retomada do crescimento.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com