Teia Digital

Procon de Rondônia alerta sobre prazo de validade das mercadorias – Por Silvio Persivo

Nada de esperar o prazer. “Tu, que não és senhor do teu amanhã, não adies o momento de gozar o prazer possível! Consumimos nossa vida a esperar e morremos empenhados nessa espera do prazer” (Epicuro). 

ACERVO ARQUEOLÓGICO DE BALBINA

O “Workshop Virtual Acervo Arqueológico da Usina Hidrelétrica de Balbina (UHE)”, resultado de pesquisas realizadas em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) a partir da coordenação adjunta da professora doutora do Departamente de Arqueologia (DARQ), Juliana Rossato Santi, acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio de modo online.  O evento é resultado de dois projetos de pesquisa coordenados por Rhuan Carlos Lopes, docente IH/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará (PPGA/UFC-Unilab): “História e memória do acervo Arqueológico da UHE Balbina, Amazonas e Curadoria, análise, conservação e Educação Patrimonial do acervo Arqueológico da UHE Balbina, Presidente Figueiredo-Amazonas”. As pesquisas são efetivadas em parceria com Inside Consultoria Científica e os trabalhos possuem financiamento da Eletrobras. O evento vai apresentar os resultados parciais das pesquisas de um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, o da Usina Hidrelétrica de Balbina, no estado do Amazonas. Desde 2019, uma equipe multidisciplinar e interinstitucional atua na curadoria, análise e conservação de um conjunto de mais de um milhão e meio de vestígios coletados ao longo do rio Uatumã na década de 1980. Os dados preliminares apontam para a longa ocupação humana na região e para as diferentes formas de construção da paisagem local. O evento será inteiramente online, por meio das redes sociais da Inside Consultoria Científica (@insideconsultoriacientifica). Para receber a certificação de 12 horas, basta realizar a inscrição via e-mail [email protected] até o dia 09 de maio. Maiores informações estão disponível no Site da Inside Consultoria Científica.

PROCON ALERTA SOBRE PRAZO DE VALIDADE DAS MERCADORIAS 

O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) informando  que, mesmo com a pandemia, mantém a rotina de fiscalização nos municípios do interior. No momento, as equipes se concentram nas regiões do Cone Sul e Zona da Mata, incluindo os municípios de Chupinguaia, Colorado, Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal e Rolim de Moura. Segundo 

 o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego, “os fiscais  verificam  se as empresas tem seguido as normas do Código de Defesa do Consumidor.  Nos supermercados e farmácias, em especial, os fiscais do Procon verificam se o Decreto 26.038, de 23 de abril de 2021 do governo do Estado vem sendo cumprido em relação ao  distanciamento social e controle sanitário. Também é verificada a qualidade dos produtos à venda. Em algumas visitas foram localizados produtos impróprios para o consumo e fora do prazo de validade, apresentando risco para a saúde do consumidor. Ainda segundo Rego, as equipes tem alcançado resultados positivos. “Já foram lavrados 80 autos de infração até o momento”. Além de supermercados e farmácias, postos de combustíveis também estão sendo verificados quanto à vazão das bombas e se há distorção nos preços praticados. O Procon alerta para a necessidade de  verificação dos prazos de validade de alimentos, em especial, deve se tornar um hábito, afinal, intoxicações alimentares e outras complicações podem estar relacionadas ao uso de produtos vencidos. 

INCERTEZA IMPACTA NOS PRESENTES DO DIA DAS MÃES

O Dia das Mães, a principal data comemorativa do primeiro semestre, tende a aquecer as vendas do varejo nos próximos dias. Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que 77% dos consumidores devem fazer, pelo menos, uma compra no período, bastante próximo dos 78% observados em 2019, pré- pandemia. Estima-se que 122,9 milhões de brasileiros presenteiem este ano, o que deve movimentar cerca de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços. O percentual de consumidores previstos é bem maior do que o do ano passado (68%), porém, mais receosos de gastar diante do cenário de pandemia. Cerca de 34% dos consumidores esperam gastar menos do que no ano passado, enquanto 30% planejam gastar o mesmo valor. Entre os que pretendem gastar menos, 40% citaram o cenário econômico pior que no último ano, 37% disseram que estão com o orçamento apertado e 28% mencionaram as incertezas quanto ao cenário econômico e finanças pessoais. A pesquisa mostra que 98% daqueles que pretendem gastar menos foram influenciados pela pandemia. 

DIA DAS MÃES TEM MELHORES EXPECTATIVAS EM PORTO VELHO E MANAUS

O Dia das Mães, pelo menos nas capitais de Rondônia e Amazonas, depois de um ano com medidas restritivas em razão da Covid-19, parece recuperar um pouco do ânimo, de vez que, enquanto as expectativas brasileiras são de um crescimento das vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de 3,3%, segundo pesquisa de intenção de compra da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), terá um crescimento de 3,8%. Já, em Porto Velho, a reabertura do comércio e sua manutenção, mesmo com uma baixa intenção de consumo, o crescimento projetado é ainda maior, segundo sondagem da Fecomércio Rondônia, é esperado um crescimento de 4,1%. Como é usual nesta época são esperados crescimento das vendas de vestuários, calçados e acessórios, bem como perfumes como escolhas principais para presentear as mães, porém, jóias, relógios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (celulares, em especial) também foram muito citados como alternativas, além de chocolates e flores.

AUTOR: SILVIO PERSIVO  –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com