Teia Digital

Pandemia e cheia afetam o stor de navegação – Por Silvio Persivo

Do tempo em que não se sabia que o ócio é um bom negócio. “A preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança” (Benjamin Franklin). 

TEXTO TEATRAL DE PROFESSOR DA UNIR SERÁ LANÇADO QUARTA-FEIRA 

Nesta quarta-feira (21), às 19h (horário de Rondônia), será feito o lançamento do texto teatral “Fegues”. O projeto de  dramaturgia foi proposto pelo professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Luciano Oliveira, e contemplado no Edital nº 83/2020/SEJUCEL-CODEC  – 1° Edição Alejandro Bedotti do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura para Pesquisa e Desenvolvimento de Expressões Culturais da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) do Governo de Estado de Rondônia. O evento é voltado para interessados (as) nas temáticas LGBTQIA+, tem classificação indicativa para maiores de 14 anos e contará com interpretação em LIBRAS.
“Fegues” será disponibilizado gratuitamente em formato e-book e poderá ser acessado na íntegra após o lançamento, que acontecerá de maneira virtual, por meio do canal do Youtube do artista e docente Luciano Oliveira.     A distribuição do e-book será feita gratuitamente após o evento. Os leitores poderão baixar o texto teatral no site da Editora Scienza, no blog do artista Luciano Oliveira e também no novo site da Trupe dos Conspiradores.
O projeto de criação, publicação e lançamento de Fegues ainda prevê a realização de uma oficina de escrita dramática, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril de 2021, das 14h às 18h, com carga horária de 12h/a.  A “Oficina de Introdução à Escrita Dramática Contemporânea: narrativas do real e depoimentos autobiográficos” ocorrerá no Google Meet, e serão ofertadas 20 vagas aos interessados, maiores de 16 anos. As inscrições deverão ser feitas, por e-mail, a partir do envio de um formulário a ser disponibilizado pela produção no dia de lançamento virtual do e-book. Todos os participantes da oficina receberão certificados. Para maiores informações, como o processo de escrita do professor e autor, basta acessar o site de Pesquisa e prática em encenação e atuação – Trupe dos Conspiradores da UNIR.

SEXTA FILOSÓFICA NA UNIR 

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) e o Departamento de Filosofia (DFIL) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) convidam o público para assistir mais uma apresentação da Série de eventos  “Sexta Filosófica”. A apresentação desta sexta-feira (16) trata da temática “Kelsen a negação da dualidade ideológica entre o Direito e o Estado”. O palestrante será o doutor Leonam Liziero (UNIR), que iniciará a apresentação às 17hrs (Horário de Rondônia) e às 18hrs (Horário de Brasília). Para realizar a inscrição, basta utilizar o link https://www.even3.com.br/ssfa2021/.

ATIVIDADES ECONÔMICAS JÁ PODEM FUNCIONAR ATÉ ÀS 23:00 HORAS

No sábado (17), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, promoveu uma coletiva sobre as novas medidas de enfrentamento à pandemia contidas no  Decreto nº 25.981 de 16 de abril de 2021, que flexibilizou, até que enfim, o setor econômico. Também anunciou o planejamento para a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro). O edital para contratar a empresa responsável pela obra foi publicado e as propostas começam a ser recebidas nesta segunda-feira (19). O novo decreto permite que as atividades econômicas possam funcionar todos os dias, mas, ainda com as limitações  do percentual de ocupação dos estabelecimentos que é de 30% na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia, na qual todos os municípios rondonienses estão enquadrados e as outras medidas protetivas, até às 23h. Não são permitidas aglomerações e os músicos, poderão fazer apresentações em bares e restaurantes, inclusive aos fins de semana, respeitando o limite do horário permitido em decreto. Também deve ser acelerada a vacinação, de vez que foi recebida mais uma remessa de 40.150 mil doses de vacinas do Governo Federal.  No entanto, continuam impossibilitados de exercer suas atividades econômicas os balneários, boates, casas de shows e congêneres, inclusive o aluguel de clubes, propriedades ou edificações com a finalidade de realização de festas privadas, nas Fases 1, 2 e 3. Fica também expressamente proibida a venda de bebidas alcoólicas das 23h (vinte e três horas) às 6h (seis horas).  Funcionarão com limitações serviços educacionais, velórios, hotéis, eventos, atividades desportivas, academias, assim como os serviços públicos.

PANDEMIA E CHEIA AFETAM O SETOR DE NAVEGAÇÃO 

Uma preocupação para o setor de navegação é a elevação no nível das águas, que implica na necessidade de redução no número de cargas transportadas, em especial nas locais mais afetados pela enchente, em especial no Estado do Amazonas, o que causa grande impacto nas embarcações e na vida dos ribeirinhos ao navegarem nas áreas comprometidas.  O conselheiro do Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas) e empresário do setor de navegação, Dodó Carvalho, afirmou que as embarcações precisam reduzir a sua velocidade para que não cause um transtorno maior às famílias ribeirinhas, pois, o risco do banzeiro desses barcos arrancarem assoalhos das casas danificando o restante que a cheia ainda não ocasionou é muito grande. A navegação acaba sendo   preocupação reduzida e aumenta mais o tempo de viagem sem contar que no rio cheio a correnteza é ainda maior, então subindo o rio há também um aumento de consumo do combustível. Para Carvalho as empresas de transporte fluvial estão bem complicadas. Não bastasse os decretos, as medidas de restrições e as atividades suspensas, que diminuem o fluxo de  passageiros, hoje as empresas operam com a capacidade reduzida, o  que inclusive  afeta a manutenção nas embarcações fazendo com que essas não estejam adequadas ou no padrão elevado de qualidade para prestar bons serviços.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com