Teia Digital

 INSCRIÇÕES NA 2ª INFORPARTY SE ACELERAM ANTES DE SEU INÍCIO – por Silvio Persivo

Anúncios

Pelo menos, no meu caso, já me acostumei a não ser ninguém.   “Se você tem de dizer aos outros quem é, você não é ninguém” (Gregory Peck).

 INSCRIÇÕES NA 2ª INFORPARTY SE ACELERAM ANTES DE SEU INÍCIO

Começa hoje (17), a 2ª Inforparty e já às 15h, o público da 2ª Inforparty conhecerá a astrofísica brasileira Duília de Mello, famosa por nos ter ensinado que “Somos feitos de estrelas, o ar que a gente respira, os nossos componentes químicos do universo inteiro nasceram de dentro delas”. Descobridora da chamada bolhas azuis, “orfanato de estrelas”, Duília trabalha na Nasa (National Aeronautics and Space Administration, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) e é, com certeza, a presença mais aguardada do encontro. Competições e exposições de robótica em três modalidades movimentarão a feira. Inscreveram-se 14 equipes em startup, 35 de robótica, e sete em desafio de programação. Startup relaciona-se a companhias e empresas em início de atividades, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Até ontem quinta-feira (16), a coordenação do evento já computado cerca de  5,6 mil inscritos, mantendo a expectativa de público em torno de sete mil pessoas nas 48 horas da feira. Do total de inscritos, 900 são estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipal de Porto Velho.

 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JEAN GOTTMANN

No próximo sábado, dia 18 de novembro, a partir das 19 horas, no Auditório Príncipe da Beira do Instituto Luterano de Ensino Superior da Universidade Luterana do Brasil (Iles/Ulbra), na Rua João Goulart, 666, Bairro Mato Grosso, em Porto Velho, será feito o lançamento do livro “Introdução ao Pensamento de Jean Gottmann”, editora CRV, organizado pelo pesquisador e líder do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, Antenor Alves Silva, Técnico em Assuntos Educacionais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pedem-se aos interessados a contribuição de 1 kg de alimento não perecível para doação a entidade filantrópica. A coletânea de artigos se destaca em razão da colaboração internacional entre os pesquisadores Paul Claval (Université Paris-Sorbonne IV), André-Louis Sanguin (Université Paris-Sorbonne IV), Amaël Cattaruzza (Université Paris-Sorbonne IV), Pierre Camu (Université Laval) e o organizador da obra, além de tornar disponível ao estudante brasileiro parte das reflexões do geógrafo russo Jean Gottmann (1915-1994), importante pesquisador da Epistemologia da Geografia, da Geografia Política e de Geografia Urbana. Na obra, é publicado o artigo O problema básico da Geografia Política: a organização do espaço e a busca por estabilidade, até então inédito em Língua Portuguesa, tradução do texto original que foi redigido e publicado por Gottmann enquanto lecionava na University of Oxford, no Reino Unido. No texto, são examinadas implicações de conceitos como espaço, soberania, fronteiras e território nas discussões sobre a organização do espaço geográfico na contemporaneidade.

AGENDA POSITIVA PARA RONDÔNIA

Com o tema “Renovação das Nossas Ideias para o Desenvolvimento de Nosso Estado”, o governador Confúcio Moura fará uma palestra, no próximo dia 22 de novembro, às 08:30 h, no Auditório do Senac, na Rua Tabajara, 539, no bairro Pedrinhas, numa promoção conjunta de todas as grandes instituições do setor produtivo estadual (FACER, CDL de Porto Velho, FAPERON, FEEMPI, SESCAP, CRC/RO, FIERO e FECOMÉRCIO/RO)junto com o Governo do Estado de Rondônia. A ideia central é estimular o desenvolvimento sustentável do Estado.

I SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO FLORESTAL

O Funbio promove hoje, dia 17, seu primeiro seminário sobre Inovação Florestal. O evento, que acontece em Porto Velho, RO, a partir das 8h30, no auditório do Hotel Larison, como parte do projeto “Inovação Florestal”. O projeto, coordenado pelo Funbio, promove o desenho de mecanismos financeiros para o desenvolvimento socioeconômico de territórios no entorno de grandes empreendimentos com base nas suas vocações ambientais. O piloto da iniciativa, fruto de uma parceria com a Engie, foca nas cadeias florestais sustentáveis – como reflorestamento e manejo florestal, madeireiro e não madeireiro – na área de influência da Hidroelétrica de Jirau. No seminário serão apresentados estudos sobre o funcionamento de um mecanismo financeiro e seu desenvolvimento, além dos principais resultados e avanços atingidos. A iniciativa conta com a parceria do Projeto K e o apoio da FIERO, da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e da Rioterra.

SEMINÁRIO DISCUTE ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

Na próxima segunda-feira (20), no auditório do Senac Esplanada, em Porto Velho, será realizado o Seminário sobre “Os principais Aspectos da Reforma Trabalhista”, com palestra proferida pelo advogado da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Allan Mcgregor. Segundo o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo, é a primeira vez que o assunto será abordado de forma técnica e detalhada, depois do início da vigência da Reforma Trabalhista, em 11 de novembro de 2017. O Seminário é uma realização da Fecomércio-RO, Sindesp-RO, Facer, CDL-FCDL, Faperon, Fiero, Simpi, Sindipetro, Sescap, e CRC-RO.

 FÓRUM EU-BRASIL NEGÓCIOS VERDES

O Fórum UE-Brasil de Negócios Verdes, promovido pela União Europeia e com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e World Wild Fund (WWF Brasil) será realizado nos dias 27 e 28 de Novembro em São Paulo no Hotel Renaissance. Como parceiro estratégico do Brasil, o objetivo da União Europeia ao organizar este fórum é fornecer uma plataforma de diálogo entre o bloco europeu e o Brasil onde instituições financeiras, empresas do setor privado e autoridades nacionais possam discutir oportunidades concretas para financiar negócios verdes, promovendo a consolidação de economias mais sustentáveis. As novas tecnologias, modelos de negócio e instrumentos financeiros já estão disponíveis. O desafio atual é trazer essas inovações para o contexto brasileiro, demonstrando a sua eficácia, ajustando a sua eficiência e adaptando-as à realidade económica brasileira.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com