Teia Digital

Exportações de Rondônia crescem 35,8% no 1º semestre – Por Silvio Persivo

Um homem de muita sorte! “Eu nunca duvido de mim” (Usain Bolt). 

EXPORTAÇÕES DE RONDÔNIA CRESCEM 35,8% NO 1º SEMESTRE

No primeiro semestre de 2021 as exportações de Rondônia tiveram o valor de  R$ 3,1 bilhões entre janeiro e junho, um crescimento de 35,8% em relação ao ano passado. Cinco países concentraram 97% do valor exportado: Turquia, China, Espanha, Hong Kong e Países Baixos. Segundo informações da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE) da Secretária de Finanças até mesmo a pandemia serviu para estimular as exportações em razão da nossa pauta ser, principalmente de agronegócio (alimentos) e mineração. Segundo a Sefin entre janeiro e junho de 2021, Rondônia as exportações de Rondônia se mantiveram em alta tendo um crescimento em valor de mais do que um terço do ano passado.

INFRAESTRUTURA DO BAIRRO LAGOA EM RITMO ACELERADO 

A Prefeitura de Porto Velho segue trabalhando a todo vapor nos projetos de drenagem do bairro Lagoa, região Leste da cidade. O bairro, que é um dos que mais sofre com alagamentos na época de chuvas por falta de  escoamento das águas pluviais, está sendo recebendo 10 quilômetros de drenagem e asfalto. A obra é custeada com emenda impositiva federal, e o valor total é de R$ 20 milhões. No momento os trabalhos estão sendo feitos nas ruas  Tambaqui, Dourado e Curimatã

NOVO EMPREENDIMENTO DE SUPERMERCADO OFERTA 290 VAGAS VIA SINE 

A Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), está realizando a seleção de mais de 290 profissionais para as vagas de emprego em um supermercado atacadista em Porto Velho. A nova unidade a ser inaugurada na Avenida dos Imigrantes precisa de pessoas para ocupar 39 funções, como as de operador de caixa, empacotador, fiscal de caixa, cargos de liderança, entre outras. Para se candidatar às vagas, é necessário o agendamento pelo telefone 0800 648 6900, das 7h30 às 13h30, no Sistema Nacional de Emprego em Rondônia (Sine-RO). O agendamento é indispensável para evitar a aglomeração no órgão estadual. O Sine vai auxiliar os candidatos a encontrarem o cargo em que mais se encaixam, em conformidade com o perfil exigido pela empresa.

NOVOS PERFIS DE CONSUMIDORES 

Segundo pesquisa “Tendências de Consumo” da Euromonitor International, conduzida em 40 países, a pandemia moldou comportamentos e deve alterar hábitos de consumo da população global. Analisando,  a partir da pesquisa, os novos perfis de consumidores, a especialista Stella Kochen Susskind identificou os seguintes perfis de consumidores: 1) Compradores por impulso (14%); Minimalistas (12%); Tradicionalistas (16%);  Aproveitadores Destemidos (seguem tendências)-segmento em crescimento (17%); Caseiros conservadores- segmento em retração (8%); Aventureiros inspirados (preocupados com saúde, bem estar e em experimentar coisas novas)- Também em retração (3%); Planejadores cuidadosos-Segmento estagnado (5%); Aficionados por bem estar (5%) e também estagnado e Otimistas equilibrados (5% e em crescimento). Para Susskind entender esses perfis é fundamental para os negócios. Segundo ela,  “A pandemia mudou as regras do jogo e impactou no modo de vida de todos nós. O consumo passou a ser objeto de questionamento e reflexão. Ignorar essa mudança de comportamento ou classificar como um modismo passageiro é, na minha opinião, um equívoco – sobretudo, porque temos muitos instrumentos e muitas ferramentas para entender melhor o nosso cliente”. As informações são provenientes de Frida Luna Boutique de Comunicação. 

ROUBO DE CABOS DE TELECOMUNICAÇÕES VEM AUMENTANDO EM 2021

No 1º semestre de 2021 foram furtados ou roubados 2,3 milhões de metros de cabos de telecomunicações. Esta quantidade seria suficiente para cobrir a distância entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina. O volume foi 14,5% maior que no 1º semestre de 2020.  Em todo o ano de 2020 foram 4,6 milhões de metros de cabos roubados ou furtados, mais 16% acima do registrado em 2019. O furto, roubo e também a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo  aos consumidores, que ficam sem acesso a serviços essenciais, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos. As ações criminosas comprometem ainda os serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas. A informação é da Conexis Brasil Digital. 

INFLAÇÃO DE JULHO FOI A MAIS ALTA DO ANO 

A inflação oficial, com base Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a medida dos preços para as famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, subiu 0,96% em julho, o maior resultado para o mês desde 2002, quando foi de 1,19%. No acumulado do ano a alta é de 4,76% e, em 12 meses,  8,99%.  É a maior taxa desde maio de 2016, quando o IPCA ficou em 9,32% em 12 meses. Em julho do ano passado, a taxa mensal foi de 0,36% e, em junho de 2021, de 0,53%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sem dúvida, os efeitos da pandemia e da seca foram determinantes para o resultado, de vez que os componentes que mais influenciaram foi a alta da energia e dos alimentos. 

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com