Teia Digital

De agosto para setembro, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% no país – por Silvio Persivo

Anúncios

As coisas não são assim tão relativas. “Não importa com quem você se case, sempre acorda casado com outra pessoa”(Marlon Brando).

RONDÔNIA: UM ESTADO DE DELÍCIAS CULINÁRIAS

O documentário “Rondônia: um Estado de Delícias Culinárias”, produzido pelos professores Luciano Oliveira e Júnior Lopes, do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR, e pelo publicitário e jornalista Ivan Souza, foi exibido na Feira Cultural Brasil & Estados Unidos: the best of Brazil and USA, ocorrida em Framingham, Massachusetts, entre os dias 2 e 6 de novembro de 2017. Luciano Oliveira foi um dos coordenadores nacionais e o representante  do Estado de Rondônia na Feira Cultural. Conforme explicou, cada representante regional deveria produzir um documentário de cinco minutos sobre as culturas do seu Estado para ser exibido nos Estados Unidos. Assim, o documentário “Rondônia: um Estado de Delícias Culinárias” foi especialmente produzido para ser exibido na Feira Cultural, e também foi apresentado no III Festival UNIR Arte e Cultura, que aconteceu em Porto Velho, de 21 a 27 de outubro. O documentário está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/KMpdz57xk2ss. De acordo com a sinopse, o documentário conta a história de Cassandra Baby, uma mulher de Guajará-Mirim, cidade do interior de Rondônia, que foi para a capital em busca de ingredientes para preparar um “banquete” para seu “boy”, um pretendente amoroso italiano que conheceu num aplicativo de relacionamentos. Cassandra Baby é uma personagem do espetáculo teatral “Cassandra, BR-trans-amazônica”, montado pelo ator Júnior Lopes, que estreou em agosto deste ano.

IV CONGRESSO RONDONIENSE DE CARDIOLOGIA E 9º SIMPÓSIO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Acontece entre os dias 23 e 25 deste mês, no Hotel Accordes, na BR 364, o IV Congresso Rondoniense de Cardiologia e 9° Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica, promovido pela Sociedade de Cardiologia de Rondônia. Neste grande evento os especialistas do Estado vão poder acompanhar temas da maior importância, nas questões dos problemas cardíacos e de hipertensão arterial sistêmica. Segundo o  presidente, João Roberto Gemelli, temas como diabetes, arritmia, infarto, AVC, dislipidemia, enfim, todas as doenças comuns da prática médica, serão abordados. Como inovação, este ano, serão feitos dois cursos de capacitação. Um deles, em eletrocardiograma e o outro, que  orientado pelo renomado médixo Alexandre Pierre, de tratamento rápido do AVC, o que pode salvar muitas vidas. O encontro é aberto a todos os médicos e pessoas ligadas à área de saúde.

RONDOLEITE EM JI-PARANÁ

Recebi, e agradeço, o gentil convite do prezado amigo Dhiony Costa e Silva para participar da 1ª Feira do Agronegócio do Leite do Estado de Rondônia (Rondoleite) que ocorrerá nos próximos dias 16 e 17 de novembro (sexta e sábado), na área da Rondônia Rural Show, no Centro tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná. É um grande evento e esta será, sem dúvida, a maior feira do negócio do leite da região norte

PACTO PELA PONTE DO ABUNÃ

Com mais da metade da ponte para ser concluída, a ponte sobre o rio Madeira, em Abunã, é fundamental para a estrutura logística de integração do Brasil com os países andinos. O entendimento de que não pode sofrer paralisação foi pactuado entre as entidades representativas do setor produtivo de Rondônia e Acre, que se uniram pela conclusão da obra dentro do cronograma estipulado: dezembro de 2018. Assim foi acertado por representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), da Federação das Indústrias do Acre (Fieacre), da Federação do Comércio do Acre, do Crea de Rondônia e de outras 27 entidades acreanas que se reuniram no canteiro da obra na última sexta-feira, 10. Representando o presidente da Fiero, o vice-presidente para assuntos de infraestrutura, Emerson Fidel Campos, realçou a importância da união do setor produtivo de Rondônia e Acre pela continuidade e conclusão da ponte. “Trata-se de uma obra estruturante da maior relevância para a economia de Rondônia e do Acre, mas, também para integração do Brasil com os países andino”. Segundo o engenheiro Cleyder Razzini, responsável pela obra, 57 por cento já está pronta, faltando concluir o estaqueamento do vão central, preparação e lançamento do concreto e conclusão dos aterros e pavimentação das cabeceiras de acesso. A previsão para conclusão dos trabalhos, de acordo com ele é de que será entregue em dezembro de 2018, caso não ocorra nenhum fator superveniente.

SEMINÁRIO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Recebi, e agradeço, convite da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) para participar do Seminário da Reforma Tributária em Rondônia, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia – OAB/RO, Rua Paulo Leal, 1300 – Bairro Nossa Senhora das Graças, Porto Velho – RO, no dia 24/11/2017, (sexta-feira) ás 8h. O palestrante será o deputado federal Luiz Carlos Jorge Hauly (PSDB/PR) – relator da Comissão Especial de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, que irá explanar sopbre as principais linhas da proposta da reforma. Para os interessados as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23.11 ,no site http://esa.oab-ro.org.br/24112017-pvh-reforma-tributaria.

ABERTO O SALÃO DE DUAS RODAS

Iniciou-se neste dia 14 (terça) e se estende até o dia 19, o principal evento de motos da América Latina, o Salão Duas Rodas, que se encontra na sua 14ª edição. Em 2017, o feirão contará com diversas novidades, que vão desde o novo complexo arquitetônico multifuncional onde acontecerão as exposições, à apresentação de novas marcas e modelos do segmento. O evento será realizado, pela primeira vez, no São Paulo Exhibition & Convention Center, um amplo espaço de 90 mil metros quadrados, com um edifício garagem com capacidade para receber cerca 4,5 mil vagas para estacionamento. O Salão ocorre de 14 a 19 de novembro. As marcas e modelos participantes poderão apresentar suas novidades em uma das 32 salas disponíveis no complexo, além disto, o local possui pistas de test rides em proporções inéditas: 10 mil metros quadrados externos dedicados à atividade, o dobro da edição de 2015, com estrutura para receber mais de 10 mil testes em três categorias. Segundo Leandro Lara, diretor do Salão Duas Rodas, “Quando pensamos nesta edição do Salão colocamos como premissas as palavras inovação, criatividade e paixão. Os visitantes que já conhecem o nosso evento verão um Salão completamente repaginado, moderno e surpreendente. Os novos visitantes se apaixonarão e sentirão os roncos dos motores com muita emoção”, disse.  Segundo estimativas dos organizadores, espera-se mais de 260 mil visitantes para apreciar cerca de 500 motocicletas e 400 marcas presentes.

COMÉRCIO CRESCE EM SETEMBRO

De agosto para setembro, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% no país. De julho para agosto, o comércio havia recuado 0,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio também teve altas de 0,1% na média móvel trimestral, de 6,4% na comparação com setembro de 2016 e de 1,3% no acumulado de 2017. Em 12 meses, no entanto, o volume de vendas apresenta uma queda acumulada de 0,6%. De setembro para outubro, houve crescimento em cinco dos oito segmentos pesquisados pelo IBGE, com destaque para os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,3%).

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com