Teia Digital

Autoestima das mulheres diminui com a Pandemia – Por Silvio Persivo

Com afeto até eu. “Amar à vista!/disse o marujo/ ao chegar/ em abraço firme” (Gonzaga Neto). 

ARTIGO DE PROFESSORES DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE RONDÔNIA GANHA DESTAQUE POR SER INOVADOR

O artigo científico “Construção de um globo de plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes”, publicado na revista The Brazilian Journal of Development, por uma equipe de professores e mestres, liderada pelo pesquisador e professor da Rede Estadual de Ensino, Maicon Maciel Ferreira de Araújo que coloca em destaque o trabalho científico feito em Rondônia,  de abril deste ano. Foram três meses de estudos e experimentações, até a fase de conclusão descrita em dez páginas. De acordo com o professor Maicon, atuante na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, em Porto Velho, o artigo objetiva apresentar a construção de um Globo de Plasma com materiais de baixo custo, para ser usado como ferramenta didática pedagógica. Segundo o pesquisador, a aplicação desta ferramenta exclusiva para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, pode ser ampliada para  o curso de Engenharia Elétrica, entre as disciplinas de Física III, Circuitos Elétricos e Teoria Eletromagnética. O que vai facilitar o processo de ensino e aprendizagem sobre os conceitos de ionização e excitação de átomos em gases inertes, que são a base para o entendimento dos fenômenos que formam o plasma. A experiência científica permite ao aluno a manipulação e visualização do experimento, ou seja, vai além dos livros, realizando aulas práticas e na modalidade de ensino remoto com os alunos.

TODOS OS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA CONTINUAM NA FASE I

A nova Portaria Conjunta nº 35, de 24 de abril de 2021, publicada pelo Governo de Rondônia mantém todos os municípios do Estado na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia. Conforme apresentado na nova Portaria, quanto ao prazo de permanência dos municípios nas referidas fases serão, obrigatoriamente, no mínimo 14 dias, ressalvada a hipótese mencionada no § 2° do art. 5° do Decreto nº 25.859, que discorre sobre a possibilidade de manutenção, evolução e retroação dos municípios, nas respectivas fases. Conforme pontuado na Portaria, todos os municípios ainda mantêm fila de espera por vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Pela Portaria Conjunta fica estabelecido o cronograma de publicação da próxima classificação para a data provável de 8 de maio de 2021, usando dados do período 24 de abril a 7 de maio de 2021. Mais, nesta segunda-feira, os números de novos casos e mortes apresentados foram os menores dos últimos tempos.  Como, com o Decreto 26.038 do Governo de Rondônia, foi recuperado e, aparentemente,  consolidada a abertura das atividades produtivas a portaria não altera significativamente a situação. 

INAUGURADA SEGUNDA ETAPA DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DE MANAUS

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na sexta-feira (23), a segunda etapa das obras de ampliação do Centro de Convenções Vasco Vasques, o maior do segmento na região Norte. O Centro que pretende ser um vetor de atração de grandes empreendimentos mundiais em todos os segmentos econômicos é uma aposta no turismo do Amazonas. Bolsonaro foi recepcionado com grande euforia em Manaus. E grande parte da população, líderes políticos e empresariais, deixaram a impressão de que a presença do presidente foi muito oportuna para viabilizar novos negócios no Estado, principalmente os focados na  biodiversidade e nas atividades turísticas. Na ocasião anunciou que serão liberados R$ 128 milhões para o turismo no Amazonas de um total de R$ 1,2 bilhão destinado ao segmento em todo o País. O presidente recebeu  o título de Cidadão do Amazonas, uma honraria aprovada em regime de urgência na Assembleia Legislativa e outras homenagens de personalidades e entidades –como a medalha Grandes Amazônidas -como “reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, da prosperidade e do bem-comum da sociedade amazônica”. 

AUTOESTIMA DAS MULHERES DIMINUI COM A PANDEMIA 

O estudo “O que as Mulheres Querem”, da Kantar Insights, concluiu que, em 2021, 20% das mulheres querem transmitir às suas filhas, e outras mulheres, a consciência de que elas são perfeitas e especiais como nasceram, que não devem se comparar ou ter vergonha do corpo. No mesmo estudo, de 2019, a aceitação era prioridade apenas para 9% das entrevistadas. Neste ano, o índice cresceu especialmente entre o público feminino da faixa entre 18 e 29 anos. Também dos mais citados é o cuidado com a autoestima e autoconfiança. Para 15% das entrevistadas, espalhar a certeza de que cada mulher deve acreditar na sua própria capacidade e valor e deve confiar em si mesma é fundamental para uma vida mais “leve”. No entanto, quando o mundo chega à marca de um ano vivendo sob a pandemia, é a autoestima que tem sofrido, especialmente entre as mães. Neste grupo, a quantidade de mulheres que se declarou com uma autoestima acima da média diminuiu significativamente, de 35% em 2019 para 21% em 2021.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLÍTICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

DIRETO DE ROLIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com