Politica

STJ suspende processo em que Michel Temer é réu por lavagem de dinheiro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu suspender o processo por lavagem de dinheiro no qual Michel Temer é réu. A ação penal suspensa não é a que resultou na prisão do ex-presidente no ano passado, que tramita no Rio de Janeiro, mas sim uma que corre em São Paulo e envolve a reforma do apartamento da filha do emedebista, Maristela Temer.

O processo paralisado investiga o pagamento de R$ 1,6 milhão na reforma da casa de Maristela, intermediado pelo amigo de Temer, o coronel João Baptista Lima Filho. O dinheiro, segundo a investigação, teria sido pago em espécie e tem origem em desvios das obras da usina nuclear de Angra 3.

Em sua decisão, Noronha entendeu que a manutenção da ação em São Paulo pode prejudicar a defesa de Temer. A liminar é válida até que Quinta Turma do STJ julgue o envio do caso para a Justiça Federal de Brasília, onde a investigação do “quadrilhão do MDB”, que envolve Temer, tramita. A Justiça paulista já havia decidido, em primeira instância, enviar o processo para Brasília, mas o Ministério Público Federal recorreu da decisão e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) concordou em manter os processos separados.

O presidente do STJ, responsável pelas decisões no recesso judiciário, analisou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Temer e avaliou que há ilegalidade na decisão em segunda instância, uma vez que os processos estão relacionados, o que dificultaria que Temer se defendesse em duas varas que podem tomar decisões opostas. “Havendo certa relação de dependência entre os delitos apurados em um e outro Juízo, é muito provável que a defesa encontre dificuldades para articular seus argumentos e provas, além do (forte) risco de haver decisões opostas e até mesmo contraditórias em virtude da interpretação e subjetividade dos magistrados responsáveis pela condução dos processos”, aponta Noronha na decisão.

 

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com