Politica

Questionado sobre PIB, Bolsonaro elogia economia no 2º semestre de 2019

Presidente Jair Bolsonaro para na portaria para falar com apoiadores , após a justiça mandar soltar ao ex-preidente Lula. Brasilia, 08-11-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Presidente falou ao voltar ao Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro colocou em perspectiva o resultado fraco de 1,1% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019 ao chegar no Palácio da Alvorada na noite desta 4ª feira (4.mar.2020). Segundo o presidente, o 2º semestre do ano foi o melhor desde 2013.

“Em 2015 e 2016 foi negativo, não foi isso? Baixou 1 pouco em relação ao Temer, mas nós estamos com o melhor semestre desde 2013, se não me engano”, respondeu à imprensa. O indicador encolheu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016.

Bolsonaro também afirmou que espera melhora para 2020, “apesar do coronavírus”.

Mais cedo no mesmo dia, assim que o resultado foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bolsonaro não quis comentar o desempenho do país em seu 1º ano de governo e convidou 1 humorista para responder aos jornalistas que o aguardavam.

O resultado do PIB de 2019 é menos da metade do estimado incialmente pelos economistas. Assim que o presidente Bolsonaro tomou posse, em janeiro de 2019, analistas do mercado financeiro apostaram em uma retomada da economia e projetaram crescimento de 2,57%.

Perguntado sobre a frustração de expectativas Bolsonaro disse que é preciso reduzir as projeções. “É o que eu sempre falo: Bota a expectativa mais baixa possível, para evitar esse tipo de pergunta”, afirmou.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país ao longo do ano e é usado para mostrar o desempenho da economia.

FONTE: PODER 360

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com