Politica

Por acordo com MDB, Alcolumbre abre mão de vice-presidência do Senado

Na tentativa de atrair o MDB para o arco de aliança em torno de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pela presidência do Senado, o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu abrir mão da primeira vice-presidência e ceder o posto aos emedebistas. A ofensiva tem como pano de fundo uma possível desistência da candidatura de Simone Tebet (MDB-MS).

As conversas entre Alcolumbre e o MDB têm avançado, apesar de a senadora garantir que levará sua candidatura até o fim, mesmo que entre na disputa de forma “avulsa”, sem a garantia de todos os votos da própria bancada.

Diante do cenário de favoritismo considerado irreversível pela eleição de Rodrigo Pacheco, nome apoiado por Alcolumbre e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), uma ala do MDB destravou as conversas com o presidente do Senado e propôs um acordo de composição para as demais vagas na Mesa Diretora. Além da primeira-vice presidência, o MDB pleiteia a segunda-secretaria, além do comando de duas comissões, incluindo a de Constituição e Justiça.

A primeira rodada de conversas ocorreu na terça-feira (26), entre Alcolumbre e o líder da bancada, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Os dois voltaram a se reunir nesta terça-feira (27), desta vez com a presença de Tebet, pouco antes da reunião da bancada do MDB.

A ala do partido que defende a garantia de espaços nessa conjuntura se respalda na proporcionalidade, já que o MDB é a maior bancada, com 15 senadores. Segundo relatos feitos à CNN, Alcolumbre também teria reconhecido, em conversa com emedebistas, que a articulação pode ser importante para garantir governabilidade na aprovação de temas de interesse do Palácio do Planalto.

A avaliação é a de que, embora Pacheco conte com um amplo arco de alianças, que inclui as bancadas do PT e do PDT, essa base não estará unida em todas as pautas – principalmente quando voltar à tona a agenda de reformas. Nesse cenário, ter o MDB como aliado tende a ser determinante.

FONTE: CNN BRASIL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com