Politica

PESQUISA EXAME/IDEIA: – 37% ainda não decidiram em quem votar nas eleições municipais

Votação é no dia 15 de novembro, quando os brasileiros vão escolher prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios do país

A poucos dias das eleições municipais, 37% dos eleitores brasileiros ainda não decidiram em quem votar. Pouco mais da metade, 57%, já escolheu apenas o candidato a prefeito.

Os dados são da mais recente pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

O levantamento foi feito por telefone com 1.200 pessoas entre os dias 2 e 5 de novembro e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Das pessoas que ainda não decidiram o voto, a maior parte está na região Norte, com 42%, seguido do Nordeste, com 41%. Olhando por classe social, quanto mais alta, mais definido está o eleitor. Do total de entrevistados das classes A/B, 63% já escolheram o candidato a prefeito. Os que decidiram o voto nas classes D/E somam 45%.

“Quando analisamos a pesquisa anterior, vemos que caiu de 50% para 37% a parcela dos eleitores que ainda não escolheu um candidato. Estratificando, a indecisão é mais alta nos segmentos de renda mais baixas”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

A pesquisa questionou se a covid-19 vai influenciar a ida dos eleitores aos locais de votação. A maior parte, 73%, disse que vai votar mesmo com a pandemia, 7% consideram que talvez não compareçam, e somente 3% não vão participar da eleição por causa do coronavírus.

TSE orienta que se tiver febre, não vote

Além de mudar a data das eleições municipais de 2020, a pandemia de covid-19 também alterou as regras de segurança na hora da votação. O Plano de Segurança Sanitária, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomenda que quem tiver febre ou diagnóstico de covid-19 a partir de 14 dias antes do pleito, não deve votar no dia 15 de novembro. Ou seja, a regra vale desde o dia 2 de novembro.

De acordo com autoridades sanitárias, este é o período em que há a possibilidade de transmissão do coronavírus, mesmo que a pessoa seja assintomática. A justificativa do não comparecimento poderá ser feita com um atestado médico até o dia 14 de janeiro de 2021, no caso do primeiro turno, e até 28 de janeiro, nas cidades em que houver segundo turno.

Para reduzir a possibilidade de contágio, o uso de biometria para a eleição de 2020 foi descartada. O horário de votação vai ser das 7h às 17h (considerando o horário local), sendo das 7h às 10h o horário preferencial para pessoas com mais de 60 anos.

Avaliação do governo

O EXAME/IDEIA também ouviu os eleitores sobre a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro. A aprovação está em 38%, uma das mais altas desde fevereiro de 2019, antes da pandemia do coronavírus. Em relação à última pesquisa, feita há duas semanas, a avaliação caiu 1%, mas oscilou dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Sendo assim, é considerada estável. A desaprovação caiu de 39% para 34%. Aqueles que nem aprovam e nem desaprovam saíram de 21% e agora somam 28%.

FONTE: EXAME.COM

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com