Politica

Nelson Teich nega pressão do Governo para uso sistemático da cloroquina, comenta Senador Marcos Rogério

Em depoimento prestado na CPI da Covid nesta quarta-feira (05/05), o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, negou pressões do presidente Jair Bolsonaro ou de ministros aliados para uso sistemático da cloroquina, ou do KIT-COVID, como protocolo do Ministério da Saúde. Em questionamento feito pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), Teich disse que a indicação do medicamento compete aos profissionais de saúde.

“As pessoas [os médicos] acreditam no que estão fazendo. A questão sobre a indicação do uso de cloroquina é mais uma questão de competência do médico”, disse, ao ser questionado por Marcos Rogério sobre a possibilidade de criminalização do profissional que recomenda o uso do medicamento para o tratamento da Covid-19.

O parlamentar ressaltou que no auge da crise muitos países adotaram o uso da cloroquina no enfrentamento à pandemia. E que, apesar de ser favorável ao medicamento, o presidente Jair Bolsonaro não trabalhou pela adoção de um protocolo com uso indiscriminado no tratamento do coronavírus. “Quem prescreve é o médico. Ele que tem o conhecimento necessário para saber se um remédio é melhor que o outro no enfrentamento à doença”, ressaltou.

Vice-líder do Governo, Marcos Rogério alertou que há um esforço da oposição para criminalizar o presidente Jair Bolsonaro e os profissionais de saúde pela prescrição do medicamento, que nem entre a classe médica possui consenso sobre a eficácia. E fez um apelo para que a Comissão não seja usada como palanque político, sem revanchismo ou parcialidade na investigação.  “Precisamos de uma CPI capaz de dar luz aos fatos determinados nos dois requerimentos que deram origem a esta Comissão. Aqui o que deve nos nortear é a busca pela verdade. E de minha parte irei trabalhar para garantir que ela seja justa e que faça as apurações necessárias”, concluiu o senador.

Até o momento, o parlamentar rondoniense apresentou 39 requerimentos na CPI da Covid, sendo 30 de convocação de autoridades, 8 de informações e 1 convite, para que sejam prestados esclarecimentos a respeito dos recursos federais aplicados nos Estados Municípios no combate à pandemia da Covid-19.

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com