Politica

Ministro Queiroga deve ser convocado novamente pela CPI da Covid

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fala na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. A comissão investiga o uso do dinheiro federal que foi enviado para cidades e Estados, além de supostas omissões do governo federal no combate à pandemia. Sérgio Lima/Poder360 05.06.2021

Foi ouvido na 5ª feira (6.mai),  Evitou algumas das perguntas

Senadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado querem uma nova convocação do ministro Marcelo Queiroga (Saúde). A avaliação é de que o depoimento foi pouco esclarecedor e objetivo.

Queiroga compareceu à CPI na 5ª feira (6.mai.2021) e evitou responder perguntas sobre a cloroquina, por exemplo. O ministro não quis opinar sobre o uso do medicamento no tratamento de covid. Também evitou avaliar se as condições do Ministério da Saúde eram suficientes para o enfrentamento da pandemia quando assumiu o cargo.

A falta de respostas claras foi alvo de críticas do presidente, Omar Aziz (PSD-AM), e do relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

À Folha de S.Paulo, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que irá apresentar um novo requerimento para a convocação de Queiroga. “É bem provável que ele deva voltar“, afirmou em reportagem publicada no domingo (9.mai). “Isso em condições normais, ainda mais levando-se em consideração o depoimento dele, que foi extremamente evasivo, contraditório, com muita informação truncada.”

Em seu perfil no Twitter, o senador petista disse ainda que espera que um novo depoimento traga mais respostas. “A expectativa é a de que dessa vez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, responda de forma objetiva, sem rodeios e sem fugas ao tema“, escreveu.

A convocação precisa ser pautada pelo presidente da CPI e aprovada pelo colegiado. Além de Humberto, outros senadores já sinalizaram que um novo requerimento pode ser aceito, incluindo o presidente da comissão.

Em entrevista à GloboNews no domingo (9.mai), Aziz afirmou que uma nova convocação do ministro é apenas natural. “O ministro será chamado, naturalmente, porque tudo aquilo que ele está mostrando, o governo está indo na contramão do que ele disse. Não sou eu que estou me contradizendo. Quem está se contradizendo nas atitudes é o próprio Queiroga.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) também diz acreditar que seja necessário ouvir o atual ministro da Saúde novamente. “O Queiroga não deu respostas que pudessem ser consideradas respostas convincentes“, afirmou à Folha. Para ele, os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich deixaram claro que o presidente Jair Bolsonaro interferia no trabalho do ministério. Mas Queiroga não teria respondido de forma objetiva as perguntas sobre o tema.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, também disse que com o avançar dos trabalhos uma nova convocação pode ser necessária, mas não nesse momento. “Se convoca em decorrência para onde os fatos apontam. Vamos aguardar e observar a necessidade que a investigação requer”, disse à Folha.

FONTE: PODER 360

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com