Politica

Ministra do TSE mantém condenação do ex-prefeito de Vilhena

Advogados negam prática de falsidade ideológica e devem recorrer da decisão

Numa decisão monocrática, publicada nesta semana, a ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve a condenação do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PDT), acusado pelo Ministério Público de escrever incorretamente o próprio nome a fim de obter certidão negativa para concorrer a prefeito no pleito municipal de 2012.

A mesma ministra havia recepcionado, no ano passado, um recurso apresentado pela defesa de Melki, e chegou a sinalizar que ele seria absolvido da acusação. Na ocasião, o pedetista comemorou como uma vitória nos tribunais o despacho da magistrada.

Ao julgar o mérito do caso, Rosa Weber manteve a decisão do TRE de Rondônia, que era questionada por Donadon, e o condenou ao pagamento de multa de R$ 2 mil reais. Pelo crime, o ex-prefeito também pegou um ano de prisão, que pode ser substituída por serviços comunitários.

Caso não consiga reverter a condenação, Melki, que vem percorrendo o Estado, apresentado-se como pré-candidato a deputado federal, fica fora da disputa este ano. Isto porque, segundo a Lei Eleitoral, condenados por crimes contra a fé pública (que é o caso de falsidade ideológica), ficam  inelegíveis por 8 anos após o cumprimento da pena. Aliás, Rosa Weber determinou que ele comece a pagar a penalidade imposta.

Se a sentença não for modificada, Melki só estará apto para uma disputa eleitoral de 2028.

O OUTRO LADO 

O site ouviu um dos advogados de Melki, que já anunciou a intenção dele de recorrer da decisão. Além de alegar a prescrição do crime, a defesa de Donadon também apresentará outros questionamentos, e pretende provar que ele não cometeu a falsificação apontada na denúncia e nas decisões judiciais.

Clique aqui e leia a sentença na íntegra.

FONTE: FOLHA DO SUL ONLINE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com