Politica

Jair Bolsonaro não pretende mudar indicação ao Supremo

Presidente disse nos bastidores que não vai o nome de André Mendonça, apesar de dificuldades de aprovação no Senado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem dito nos bastidores do Palácio do Planalto que vai manter a indicação de André Mendonça, ex-ministro da Advocacia-Geral da União e da Justiça, para a vaga no Supremo Tribunal Federal. A indicação foi feita em julho, após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, e enfrenta resistências para ser aprovada no Senado Federal.

O principal obstáculo para a indicação ser concretizada tem sido exercido pelo ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre. A CCJ é a responsável pela sabatina dos indicados ao Supremo. Depois, o nome tem que ser aprovado no Plenário do Senado, por maioria absoluta dos parlamentares.

Alcolumbre, que sempre tentou participar do processo de escolha, não esconde que preferia outro nome para o STF, mas o presidente Jair Bolsonaro não abre mão de ter um ministro “terrivelmente evangélico” na Corte.

Senadores entraram na Justiça para que Davi Alcolumbre marque a sabatina. Alcolumbre chegou a usar a crise institucional, entre Executivo e Judiciário, para deixar a sabatina de André Mendonça em compasso de espera. Aliados de Bolsonaro chegaram a sugerir a mudança de nome, mas o presidente, no momento, não pretende fazer a troca, que poderia gerar novo desgaste com suas bases eleitorais.

Por meio da assessoria de imprensa, Davi Alcolumbre disse que é prerrogativa do presidente da CCJ definir uma data, e o regimento do Senado não estabelece prazo limite para a sabatina. O senador afirmou que, em breve, vai marcar a sessão para avaliar a indicação de André Mendonça, mas não definiu uma data.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com