Politica

Governo Dilma deve propor mudança no tempo de aposentadoria

O governo Dilma Rousseff (PT) deve apresentar propostas de mudança ao tempo para aposentadoria. Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, defendeu o conceito 85/95 (soma da idade com o tempo de serviço) – 85 para mulheres e 95 para homens.

Segundo o ministro, a expectativa de sobrevida no Brasil subiu 4,6 anos na última década. Gabas diz que a expectativa de vida chega a 84 anos e a idade média de aposentadoria por tempo de contribuição é de 54 anos.

“Então o cidadão fica 30 anos, em média, recebendo aposentadoria. Não há sistema que aguente. Para que o nosso sistema previdenciário seja preservado temos que estender um pouquinho essa idade média de aposentadoria, que é uma discussão diferente, que ainda não entrou na pauta”, afirmou na entrevista.

Se oficializada, esta será a terceira mudança proposta pelo governo federal nas leis trabalhistas. No início do ano havia sido anunciado um pacote de aperto aos benefícios sociais, com restrições a pensões por morte e auxílio doença e também no seguro-desemprego. Gabas foi escalado pela presidente Dilma para negociar os ajustes no Congresso Nacional.

Agora, o ministro também terá que negociar as propostas de mudança para o tempo de aposentadoria. Gabas levará a nova fórmula para discussões nas centrais sindicais – o que, acredita, não haverá problemas.

“As centrais sindicais sabem da necessidade de se manter uma Previdência equilibrada. Tem muitas forças políticas no Brasil que entendem que esse nosso sistema é falido, que não funciona, e dizem que precisamos fazer uma grande reforma da Previdência”, declarou Carlos Gabas.

 

 

Fonte: Correio do Estado

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com