Noticias

Ministro da Infraestrutura diz ter sido vítima de golpe de estelionato em aplicativo

Tarcísio de Freitas informou à PF que registraram um telefone em seu nome e enviaram mensagens marcando reuniões; familiares receberam pedido de dinheiro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas,informou à Polícia Federal (PF) ter sido vítima de um golpe de estelionato por meio do telefone. O ministro contou que um homem ainda não identificado registrou o nome e a imagem dele em uma conta de WhatsApp e enviou mensagens fingindo ser “Tarcísio de Freitas”. O acusado tentou marcar reuniões em nome do ministro com secretários de estados e prefeitos.

Em outro momento, o estelionatário também ligou para parentes de Tarcísio dizendo que familiares tinham sido sequestrados e pediu dinheiro.

O mesmo procedimento se repetiu com o chefe de gabinete do ministro, Roberto Rodrigues Loiola. Um perfil falso dele fez contatos com prefeitos para agendar reuniões.

— Eles pegaram um telefone qualquer, registraram o meu nome e fizeram ligações dizendo ser eu. Só que as pessoas que receberam as ligações estranharam, ligaram no ministério e nós desmentimos — disse o ministro ao GLOBO.

As ligações falsas começaram na semana passada, e o ministro diz não ter identificado novos casos desde a última terça-feira. Ele acredita que menos de dez pessoas receberam as falsas chamadas.

Tarcísio de Freitas não considera ter sido vítima do mesmo grupo de hackers que pode ter invadido os celulares dos presidentes Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia (Câmara), Davi Alcolumbre (Senado), além dos ministros Sergio Moro (Justiça) e Paulo Guedes (Economia).

— Não me parece (que sejam os mesmos). O modo de operação é diferente. Não houve um hackeamento do celular, houve uma pessoa tentando se passar por mim, mas de um outro telefone — disse.

arcísio decidiu postar a informação no Twitter para alertar sobre a fraude e também para deixar o aviso de que agendamento de reuniões são feitos pelo telefone institucional do Ministério da Infraestrutura, de prefixo: (61) 2029.

“Na esteira dos acontecimentos sobre sigilo em telefones, lamento informar que meu nome tem sido usado indevidamente em ligações e mensagens. O mesmo ocorre com chefe de gabinete do @MInfraestrutura. Caso já foi denunciado. Para contatos institucionais utilizamos prefixo (61) 2029”, diz mensagem no Twitter.

Tarcísio de Freitas diz ainda não acreditar que ninguém tenha caído no “conto do vigário” e aguarda apuração da Polícia Federal.

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com