Noticias

Ministério da Defesa inaugura antena para monitorar o desmatamento na Amazônia

Equipamento vai transmitir imagens em tempo real para que as equipes do governo possam evitar danos ao bioma

Uma antena de recepção multissatelital ajudará a monitorar o desmatamento na Amazônia e possíveis crimes ambientais. A iniciativa é do Ministério da Defesa (MD), que inaugurou o equipamento, na quinta-feira 22. Instalado em Formosa (GO), a 90 quilômetros de Brasília, o dispositivo de 17 metros de altura terá conexão com satélites brasileiros.

Em tempo real, a antena transmitirá imagens da floresta para uma equipe de analistas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), subordinado ao MD. Dessa forma, os técnicos do governo federal conseguirão alertar rapidamente os órgãos ambientais sobre indícios de ações danosas ao bioma brasileiro.

Segundo o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa, as antenas atuais do centro demoram dias, até semanas para fazer a transmissão das imagens. “A vantagem do novo equipamento é ter acesso às imagens enquanto o satélite está passando”, disse. Conforme o Ministério da Economia, o novo dispositivo custou cerca de R$ 30 milhões.

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com