Noticias

Kim Jong-un chega ao Vietnã para segunda cúpula com Trump

Líderes da Coreia do Norte e dos EUA vão se reunir na quarta-feira (27) em Hanói. Primeiro encontro entre os líderes ocorreu em junho do ano passado em Singapura.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou nesta terça-feira (26) ao Vietnã cercado de um forte esquema de segurança, onde realizará na quarta-feira (27) sua segunda cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Kim viajou em um trem blindado desde Pyongyang, e percorreu 4 mil km. O trem atravessou a fronteira que separa a China do Vietnã pouco depois das 8h (hora local) e chegou à estação de Dong Dang, próxima à fronteira, onde o líder entrou em um automóvel para deslocar-se até Hanói, sede da cúpula.

Kim Jong-un acena ao embarcar em trem rumo ao Vietnã para encontro com Donald Trump — Foto: Korean Central News Agency/Korea News Service via AP

Trata-se da primeira viagem de um dirigente norte-coreano ao Vietnã desde o de seu avô, Kim Il Song, em 1964.

Kim e Trump se reunirão para debater o fim do programa nuclear norte-coreano e o relaxamento das sanções aplicadas ao regime de Kim. O presidente americano, que optou por uma via convencional, ao viajar a Hanói com seu Air Force One, aterrissará na capital vietnamita na tarde de terça-feira.

Os dois líderes se reuniram pela primeira vez em junho do ano passado em Singapura. Ambos assinaram um acordo para avançar nas negociações de paz, incluindo o comprometimento da Coreia do Norteem acabar de vez com as armas nucleares no país. Mas a declaração foi considerada vaga, sem prazos ou metas claros.

Acesso restrito

Vários estudantes agitando bandeiras norte-coreanas aguardavam o número um do regime às portas da estação, fechada ao público e vigiada por dezenas de soldados e policiais fortemente armados.

A comitiva que recebeu Kim consistia principalmente de autoridades norte-coreanas, como seu chefe de Gabinete, Kim Chang-son, e o chefe das conversas preparatórias com os EUA, Kim Hyo-chol, segundo a agência “Yonhap”.

O líder norte-coreano, vestido com a túnica Mao de cor preta, se mostrou sorridente e cumprimentou a distância o grupo reunido na plataforma da estação antes de entrar no automóvel que o levou para a capital vietnamita.

O comboio que leva Kim por uma estrada, que foi completamente fechada ao tráfego por motivos de segurança, deve levar algumas horas para chegar a Hanói.

Donald Trump, presidente dos EUA, embarca no Air Force One rumo ao Vietnã para encontro com Kim Jong-un — Foto: Jim Young/Reuters

Expectativa

A expectativa é que esta segunda reunião com Trump sirva para dar um impulso ao processo de desnuclearização do regime que os dois líderes trataram na sua primeira cúpula em Singapura.

Trump espera que o ditador norte-coreano dê mais garantias sobre o programa de desnuclearização do país asiático. Kim, por sua vez, quer que os EUA relaxem sanções impostas à ditadura comunista.

Donald Trump quis se mostrar otimista com relação a este encontro, assegurando na segunda-feira no Twitter que espera com impaciência “uma cúpula muito produtiva”.

No entanto, durante uma cerimônia realizada no domingo na Casa Branca, ele parecia interessado em reduzir as expectativas de um acordo global. Disse que não cederá e que as sanções vão continuar em vigência.

Além da importância da cúpula, a chegada de Kim despertou grande expectativa no Vietnã, já que se trata da primeira visita de um líder norte-coreano desde a unificação do país em 1975.

FONTE: G1.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com