Mundo

Tribunal exige bloqueio do Facebook se houver ofensas contra Maomé

Um tribunal de Ancara decidiu pelo bloqueio de páginas do Facebook que mostrem “conteúdo ofensivo ao profeta Maomé” ou, se isso não for possível, impedir o acesso a toda a rede social, informa nesta segunda-feira o jornal Cumhuriyet. A decisão, emitida ontem à noite, faz parte de uma investigação da promotoria turca.

Até o momento, a ordem parecia não ter sido acatada, dado que, segundo agências internacionais de notícias, ainda era possível acessar vários perfis turcos do Facebook que mostram a última capa do semanário satírico francês Charlie Hebdo, com a caricatura de Maomé. O governo turco condenou o massacre na redação parisiense do semanário em 7 de janeiro, mas ressaltou ser “igualmente contra” as charges que mostram o profeta do Islã.

O judiciário tomou medidas para impedir que as caricaturas de Maomé cheguem à Turquia e os juízes ordenaram bloquear vários jornais digitais que divulgavam a criticada capa ou mostravam fotos da revista nas bancas francesas. O primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, disse ontem, em discurso na cidade de Diyarbakir, no sudeste do país, que os muçulmanos iriam “levantar imediatamente a voz cada vez que ocorresse um ato indecoroso com relação ao profeta”.

Davotoglu se referiu assim ao protesto em massa que aconteceu na sexta-feira na cidade, convocado pelo movimento islamita ultradireitista Hizbullah (sem relação com o movimento radical libanês Hezbollah). Os manifestantes chegaram a chamar de ‘terroristas’ as pessoas que apoiam a Charlie Hebdo.

 

Fonte: Veja

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com