Mundo

Onda de violência contra imigrantes desloca cinco mil pessoas na África do Sul

Várias lojas e carros de imigrantes foram incendiados e saqueados no Leste de Johannesburgo na noite de quinta-feira, no mais recente episódio de uma série de ataques xenófobos na África do Sul, que já provocou a morte de seis pessoas e o deslocamento de milhares em três semanas. Segundo a polícia, cerca de 200 estrangeiros se refugiaram em uma delegacia, e 12 pessoas foram detidas durante os ataques.

De acordo com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), cinco mil pessoas tiveram de deixar as suas casas. Várias se dirigiram a mesquitas, igrejas e outros edifícios.

A nova onda de violência ocorreu apesar dos protestos de quinta-feira contra a xenofobia na cidade costeira de Durban, e a condenação do presidente Jacob Zuma, que pediu a restauração da paz em um pronunciamento no Parlamento.

Raphael Nkomo, que testemunhou os ataques de quinta-feira, disse à BBC que se sentiu aterrorizado. A polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os saqueadores.

— Um grupo de homens saiu de um microonibus. Todos eles estavam armados com facas. Eles começaram a perseguir as pessoas, atirando pedras contra eles, atingindo-os. O que eu vi foi muito, muito aterrorizante — relatou Raphael Nkomo à BBC.

A África do Sul, que viveu durante décadas o drama da intolerância racial, atravessa hoje um surto de xenofobia. O país tem 65 mil refugiados e 295 mil candidatos a asilo.

A violência começou em Durban e se espalhou nos últimos dois dias para a capital econômica, Johannesburgo, centro de ataques xenófobos em 2008 que mataram mais de 60 pessoas.

Pelo menos seis moçambicanos e etíopes foram mortos — entre eles um jovem de 14 anos — e cerca de cem pessoas ficaram feridas. Milhares de estrangeiros se refugiaram em campos abertos pelo governo ou em delegacias.
Fonte: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com