Mundo

OMS diz que dois terços dos mortos por covid-19 na Europa são homens

O diretor da OMS, Hans Kluge, enfatizou que ‘este não é o momento de relaxar as medidas, mas dobrar ou triplicar os esforços’

Dois terços dos mais de 52 mil mortos pela covid-19 na Europa são homens e 95% tinham mais de 65 anos, segundo revelou nesta quarta-feira (8) o diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Velho Continente, Hans Kluge, apelando que a região que não baixe a guarda diante da pandemia.

Durante entrevista coletiva por videoconferência, o médico belga destacou que muitos dos que morreram na pandemia tiveram problemas de saúde complicados pela contração do novo coronavírus, e especificamente mais de 60% sofriam de doenças cardiovasculares, 29% de diabetes e 21% de doenças renais.

Ele também enfatizou que, embora a doença pareça ser mais grave em pacientes com idade mais avançada, a recente morte de uma criança com menos de 5 anos no Reino Unido e outra de 12, na Bélgica, após contraírem o coronavírus “mostra que em casos isolados também pode ser fatal para as crianças”.

Na Europa, 40% dos casos confirmados de ovicd-19 exigiram internação e 5% exigiram cuidados intensivos, explicou.

A Europa, com quase metade dos casos globais e dois terços das mortes, tem ainda uma situação preocupante, com níveis mais altos de mortalidade do que em outras regiões e sete dos dez países mais afetados em seu território (Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Turquia e Suíça), destacou.

Embora países como Espanha, Itália e Alemanha estejam mostrando uma desaceleração no número de novos casos diários, Kluge alertou para o “aumento dramático” de casos na Turquia, especialmente concentrado em Istambul, e o crescimento dos números na Noruega, Ucrânia, Bélgica, Suécia, entre outros.

Na situação atual “este não é o momento de relaxar as medidas, mas dobrar ou triplicar os esforços, com o apoio total da sociedade”, afirmou Kluge.

“Os dados mostram claramente que ainda há um longo caminho a percorrer nesta guerra, e que o progresso alcançado é extremamente frágil. Portanto, pensar que estamos perto do fim seria perigoso”, alertou.

 

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com