Mundo

Líder da Al Qaeda é morto em ataque com drone dos EUA na Síria

De acordo com o exército americano, morte de Abdul Hamid al-Matar “interromperá a capacidade da organização terrorista de planejar e realizar ataques globais”. Não foram identificadas vítimas civis.

O exército americano anunciou nesta sexta-feira (22/10) ter abatido um líder do grupo terrorista Al Qaeda em um ataque com drone perto da cidade de Suluk, na Síria, sob controle turco.

“Um ataque aéreo dos EUA hoje [sexta-feira] no noroeste da Síria matou o líder da Al Qaeda Abdul Hamid al-Matar”, disse o porta-voz do Comando Central, major John Rigsbee, em um comunicado, acrescentando que o drone utilizado foi um modelo MQ-9 e que não foram identificadas vítimas civis.

“A remoção deste líder sênior da Al Qaeda interromperá a capacidade da organização terrorista de planejar e realizar ataques globais, que ameaçam cidadãos americanos, nossos parceiros e civis inocentes”, acrescentou o comunicado.

Posto avançado dos EUA atacado

Os militares americanos, porém, não informaram se foi uma retaliação ao ataque há dois dias contra a base de Al-Tanf, no sul do país, utilizada pela coalizão internacional liderada pelos EUA, perto das fronteiras com a Jordânia e o Iraque.

Segundo o Pentágono, em setembro, outro comandante da Al Qaeda, Salim Abu-Ahmad, foi morto em um ataque aéreo em Idlib, no noroeste da Síria.

” A Al Qaeda continua representando uma ameaça para os Estados Unidos e aliados”, afirmou Rigsbee.

O grupo “utiliza a Síria como uma base recuada para se reconstituir, coordenar-se com afiliados e planear operações no exterior”, acrescentou.

Cerca de 500.000 pessoas foram mortas desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, e mais de 6,6 milhões buscaram refúgio no exterior. Aproximadamente 900 soldados americanos permanecem no nordeste sírio e na base de Al-Tanf, no sul.

FONTE: AGÊNCIA LUSA, AFP E REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com