Interior

OURO PRETO DO OESTE: Detran inicia capacitação de examinadores de trânsito na Estância Turísitica

Capacitação de servidores é uma determinação do Governo do Estado

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), iniciou nesta sexta-feira (13), em Ouro Preto do Oeste, o curso de capacitação de examinadores de trânsito. Ao todo, são 48 examinadores de sete municípios sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. O evento está sendo realizado no auditório da Ciretran e segue no sábado (14) com teste prático na pista do Detran na cidade.

Durante a abertura do evento, a diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Aparecida Oliveira, falou com todos os examinadores por chamada de vídeo e ressaltou a importância da capacitação. “O servidor que tem boa capacitação irá atender ainda melhor o usuário. Nós prestamos um serviço para o cidadão, portanto, esse curso é de grande importância para todos nós”, afirmou.

O treinamento é realizado pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet) e, segundo o diretor técnico de habilitação, Hassan Mohamad Hijazi, o curso tem o objetivo debater e revisar o processo avaliativo da prática de direção veicular e tratar outros temas ligados ao processo.

A primeira palestra foi realizada pela psicóloga e examinadora Consuelo Dias que abordou a “Empatia e responsabilidade do examinador antes do início do processo avaliatório”, destacando as relações interpessoais entre o examinador e o candidato, comportamento no trabalho e visão humana entre outros temas relevantes.

Em seguida, o controlador regional de trânsito, Francisco Carlos da Silva, palestrou sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro voltadas aos exames teóricos e práticos de direção veicular, que contou com a partição dos examinadores André Henrique da Silva Santos e Francisco Vando Nogueira Fernandes.

Capacitação de Examinadores de trânsito vai refletir no usuário

O diretor técnico de habilitação, Hassan Mohamad Hizaji, e o examinador Luiz Augusto Klitzke abordaram sobre a implantação de prova prática de direção veicular e proposta de alteração do manual de exames.

No período da tarde, o controlador regional de trânsito, Francisco Carlos, e Alessandra Rodrigues da Silva apresentou a minuta do novo manual de exames. O primeiro dia de evento finalizou com mesa redonda com o tema “tratativas e aprovação sobre a alteração e republicação do Manual de Exames”.

SÁBADO

8h – Palestra – Ética, deveres e responsabilidades no serviço público (Delegado/Corregedor Geral: Glauco de Paula Souza);

9h – Parte Prática – simulação de exame prático, dúvidas e propostas de melhorias. (Pista de Teste de Ouro Preto);

11h – Encerramento da capacitação.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com