Interior

JI-PARANÁ: Profissionais de saúde são os primeiros a passar por testagem para Covid-19 no município

Os servidores foram testados na quarta-feira (3), na Unidade Básica de Saúde Dom Bosco, um dos pontos de realização dos testes rápidos

Apesar da confirmação da maioria dos sintomas para Covid-19, dois profissionais da área de saúde em Ji-Paraná testaram negativos para a doença, durante a ação Mapeia Rondônia, que segue até o dia 9 em todas as cidades rondonienses.

Núbia Dantas e Aurélio Lopes, ambos técnicos de enfermagem no Hospital Municipal doutor Claudionor Couto Roriz, de Ji-Paraná, receberam os resultados negativos e afirmam que a partir de agora terão o dever de redobrar os cuidados para não contrair o novo coronavírus.

Os servidores foram testados na quarta-feira (3), na Unidade Básica de Saúde Dom Bosco, um dos pontos de realização dos testes rápidos em Ji-Paraná. Eles integram o primeiro grupo de risco, as pessoas que atuam na linha de frente na área da saúde.

Na quinta-feira (4), será a vez dos profissionais da área de segurança pública a submeterem ao teste rápido. Na sexta-feira (5), a testagem será aplicada aos funcionários do comércio. Os maiores de 60 anos e demais pessoas de grupo de risco (hipertensos, diabéticos e outros) serão testados, respectivamente, nos dias seguintes.

A estratégia de convocação dos públicos-alvo é uma inciativa da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná. “Separamos por público para facilitar o acesso e o trabalho, inibindo possíveis contaminações”, explicou o secretário de saúde local, enfermeiro Rafael Papa, acrescentando que a prefeitura “já havia testado outras mil pessoas na cidade”.

“Esse teste é importante porque qualquer pessoa pode estar contaminada e nem saber. Felizmente não sou portadora do coronavírus e tenho a obrigação de me cuidar ainda mais”, disse Núbia Mendes, que atua no centro cirúrgico do hospital público local.

A testagem é uma ação do Mapeia Rondônia, custeada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), e tem o objetivo de ampliar a capacidade de diagnóstico para Covid-19 nos 52 municípios durante sete dias. A segunda etapa da ação, também de sete dias, ocorre 15 dias depois da primeira etapa, que encerra dia 9.

Os profissionais de saúde foram os primeiros a submeterem ao teste rápido

Nos 15 municípios da região Central serão aplicados 14.745 testes, dos cem mil adquiridos pelo governo de Rondônia. “Em Ji-Paraná serão utilizados 5.504 kits do teste rápido nas duas etapas”, detalha o gerente regional de saúde do governo de Rondônia, Ivo da Silva.

“Minha meta é redobrar os cuidados sanitários, especialmente no hospital que tem um fluxo grande de pacientes”, declarou Aurélio Lopes, que atua no setor da ortopedia. A enfermeira Creunice Dantas é uma das profissionais que atuam na coleta do sangue para o exame.

Ela diz que a ação do governo é importante porque traz uma resposta rápida sobre o cenário da doença em Rondônia.

“Apesar da ansiedade e do medo em lidar com esse coronavírus, o serviço em si me dá forças para ajudar as pessoas. O teste é prático e confiável”, ressaltou a enfermeira.

O exame rápido é exclusivo aos indivíduos com os sintomas de Covid-19 há mais de sete dias consecutivos, como febre alta, tosse, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, falta de ar e cansaço.

“O governo de Rondônia está agindo com rigor no combate a proliferação do coronavírus. A ação como essa e que envolve todos os municípios sinaliza o respeito e compromisso responsável do governador Marcos Rocha com a população”, opina o secretário regional de governo em Ji-Paraná, Everton Esteves.

O Mapeia Rondônia conta também com o apoio de militares do Exército na execução do trabalho.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com