Interior

JARU: Equipes do DER/RO trabalham na recuperação do pavimento da RO-463 na região

Equipes da Usina de Asfalto do DER executam recuperação da RO-463 ao longo de 35 quilômetros até o município de Governador Jorge Teixeira

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), vem desenvolvendo um conjunto de ações de recuperação, manutenção e melhoria da infraestrutura viária nos 52 municípios do Estado.  Em Jaru, servidores da Usina de Asfalto do DER estão executando a recuperação da RO-463 ao longo de 35 quilômetros até o município de Governador Jorge Teixeira.

Com um trabalho desenvolvido em duas etapas, as equipes da Usina executam uma operação tapa-buracos, de caráter paliativo, e fazendo a recuperação com pavimento com máquina recicladora. Segundo a assessora técnica do DER, Thais da Silva, “nesta fase que se iniciou em agosto, está sendo feita a restauração com recuperação de base com solo melhorado, o que vai garantir maior durabilidade para a via”.

Ponte sobre o rio Ubirajara está sendo reconstruída pelo Governo de Rondônia

Para tanto, a Usina de Asfalto do DER em Jaru conta com o suporte técnico de um Laboratório de Solo e apoio da equipe de topografia do órgão.

Thais destaca que o trabalho na RO-463 é realizado com vistas à melhoria das condições de segurança. “Em linguagem comum, estamos fazendo o desmonte de barrancos em curvas para melhorar a visibilidade, aproveitando o material para alargar a pista nas áreas em que é possível fazer acostamento, o que tem como consequência direta a maior segurança no tráfego”.

De acordo com o gerente da Usina de Asfalto do DER responsável pelas obras na região, João Paulo Ribeiro, há uma série de gargalos na infraestrutura que estão sendo eliminados, graças ao atual modelo de gestão, que prioriza a competência técnica do quadro de servidores e a integração. “É todo um suporte que recebemos para fazer a coisa acontecer, a gente estava com as equipes desfalcadas e o Governo proporcionou o concurso por tempo determinado de operários, técnicos e engenheiros do ano passado para cá. A gente pode colocar o maquinário para funcionar porque sabe que tem uma estrutura de apoio muito boa, que garante material, peças, combustível, tudo conforme o que é necessário”.

O trabalho na RO-463 se estenderá no mês agosto e deve contemplar os 35 quilômetros entre os dois municípios e ainda 3.500 metros de asfalto novo na área urbana de Governador Jorge Teixeira, atendendo a solicitações da população local feitas à direção-geral do DER.

Além deste trabalho, o Governo de Rondônia também está garantindo mais segurança na rodovia 463 com a reconstrução da ponte sobre o rio Ubirajara. Com um investimento de cerca de R$ 2 milhões, uma empresa contratada está gerando 11 empregos na execução do serviço, cuja previsão de entrega é ainda neste mês.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com