Interessante

Senado discute viabilizar Auxílio Brasil sem revisão do teto de gastos

Para abrir espaço fiscal para benefício de R$ 400, integrantes da esquerda e do centro defendem retirada dos precatórios do teto de gastos

Com a forte resistência à antecipação da revisão do teto de gastos, líderes partidários no Senado Federal discutem retirar da PEC dos Precatórios a mudança na atual regra de cálculo do que é considerada a âncora fiscal do país.

Em conversas reservadas, relatadas à CNN Brasil, senadores tanto de centro como de oposição têm defendido à articulação política do Palácio do Planalto uma alternativa para viabilizar o Auxílio Brasil que não passe pela revisão do teto de gastos, hoje o principal fator de resistência na Casa Legislativa.

Uma das ideias em discussão é garantir recursos para o novo programa social por meio da abertura de crédito extraordinário, sob a justificativa de que a contribuição é necessária devido aos efeitos da pandemia do coronavírus.

A outra proposta em análise é a retirada do montante de R$ 90 bilhões em dívidas judiciais do teto de gastos, informação antecipada pela repórter da CNN Brasil Bárbara Baião. A retirada dos precatórios já havia sido defendida na Câmara dos Deputados, mas não foi levada adiante.

O Palácio do Planalto foi informado por integrantes da própria base aliada de que o formato atual da PEC dos Precatórios dificilmente reunirá apoio suficiente no Senado Federal, o que obrigará o governo federal a aceitar alterações no texto. Com as mudanças, a proposta terá de ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados.

Os senadores querem evitar que o espaço fiscal aberto com a revisão do teto de gastos seja usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para medidas de “populismo ficam”, como definem até mesmo aliados da gestão federal.

O presidente disse nesta terça-feira (16), por exemplo, que pretende conceder reajuste a todos os servidores públicos federais caso o Senado Federal aprove a PEC dos Precatórios. Ele não explicou de quanto será o aumento nem que fatia exata dos recursos será destinada ao funcionalismo.

FONTE: CNN BRASIL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com