Interessante

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a ter a obrigação de realizar a prova de vida, que estava suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus, desde o mês de junho. Porém, a ordem de obrigatoriedades voltou a cada dois grupos por mês. 

Após meses parada, a prova de vida voltou a ser de caráter obrigatório para 36 milhões de pessoas.

O que é a prova de vida?

A prova de vida é realizada para  evitar fraudes e pagamentos indevidos. Uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano precisam ir à agência bancária do benefício atualizar a senha, para provar que estão vivos.

Calendário prova de vida do INSS

Mês em que a prova de vida venceu Novo prazo para a prova de vida
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Como fazer a prova de vida online?

É necessário realizar o download do aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov.br”, que se encontram disponíveis para Android e iOS.

Feito isso, basta tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular. Tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que definir usar no ato da comprovação da identidade.

Como realizar a prova digital pelo banco?

Os clientes do Banco do Brasil que recebem sua aposentadoria, auxílio e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vão poder utilizar o aplicativo do banco para realizar sua prova de vida.

Para os clientes que efetuarem o saque do benefício por meio do cartão, o serviço vai estar disponível em breve. Segundo o banco, a prova de vida através do aplicativo não traz apenas comodidade e segurança para os beneficiários, já que não é necessário ir até uma agência prevenindo contra o novo coronavírus.

A prova de vida está disponível no menu do aplicativo, em  “Serviços”, na lateral do aplicativo.

Para isso, o correntista ou poupador precisa clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo solicitará fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para efetuar o processo.

Quando realizar em cada banco?

Saiba o critério de acordo com cada instituição:

  • Caixa – O vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada
  • Banco do Brasil – A prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário
  • Bradesco – O vencimento da prova de vida é o mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento no Bradesco
  • Itaú Unibanco – O vencimento ocorre quando completado um ano após a realização do último procedimento
  • Santander – O vencimento da prova de vida ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria

Biometria

Alguns bancos também possibilitam que a prova de vida seja realizada através de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos, caso o beneficiário já tenha a biometria cadastrada.

Beneficiários que têm dificuldade de locomoção ou deficiência precisam ir presencialmente?

Os beneficiários que não puderem ir ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Para idosos com mais de 80 anos, existe a possibilidade de solicitar o atendimento em casa, também pelo telefone 135.

Aqueles que perderem a data necessitam ir presencialmente ao banco efetuar a regularização. Depois de seis meses do fim do prazo, o benefício é encerrado por falta da renovação da senha e será necessário recorrer ao Meu INSS para a reativação.

FONTE: FDR / TERRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com