Interessante

G7 da CPI da Covid decide votar convites a Osmar Terra e Ludhmila Hajjar

Deputado é próximo a Bolsonaro, Seria do “gabinete das sombras”, Médica falaria de sequelas da covid

Senadores independentes e de oposição ao governo Bolsonaro na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid decidiram votar na próxima 3ª feira (8.jun.2021) convites para o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e a médica Ludhmila Hajjar comparecerem ao colegiado.

A iniciativa vem na esteira da divulgação de um vídeo com trechos de um evento em setembro de 2020 em que o doutor em virologia Paolo Zanotto propôs ao presidente Jair Bolsonaro a criação de um “gabinete das sombras” para aconselhar o governo federal no combate à pandemia de covid-19. Terra estava sentado ao lado de Bolsonaro no encontro com profissionais de saúde, que tinham o deputado gaúcho como um “padrinho“.

Também presente no evento, médica oncologista Nise Yamaguchi disse que era uma “honra” trabalhar com o deputado “nesse período” –sem mais detalhes. Na 3ª feira (1.jun.2021), Yamaguchi ratificou a senadores da CPI declarações anteriores em que defendia o tratamento precoce como forma de salvar vidas na pandemia e que, por isso, a vacinação de toda a população não seria necessária, mas negou conhecer um “gabinete paralelo”.

Membro titular da comissão, o senador Otto Alencar (PSD-BA) confirmou ao Poder360 que o vídeo do encontro no Planalto criou o ambiente para o convite a Osmar Terra. “Ele foi, talvez, um dos maiores defensores de imunidade de rebanho e do tratamento precoce. E foi negacionista contra a vacina”, ressaltou.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), manifestou nos últimos dias a vontade de apresentar um requerimento pela convocação de Terra. No entanto, o pedido esbarraria no mesmo dispositivo do regimento interno do Senado que criou restrições à ampliação do escopo de investigação da comissão para governadores e prefeitos. O Art. 146 não admite comissão parlamentar de inquérito sobre matéria pertinente à Câmara dos Deputados.

PÓS-COVID

No caso de Ludhmila Hajjar, que é professora da USP (Universidade de São Paulo) e médica do Instituto do Coração, a intenção dos senadores do G7 é não só questioná-la sobre a decisão de recusar um convite para assumir o Ministério da Saúde como, também, ouvir uma autoridade médica que possa descrever a realidade do ambiente hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus. Segundo Otto Alencar, a CPI quer buscar informações sobre o chamado pós-covid, para debater os efeitos sentidos por pacientes mesmo após se curarem da doença.

Até agora por parte do governo não existe solidariedade com as pessoas que morreram e com aquelas que vão ficar com sequelas muito graves de pulmão, cardíaca, psicológica”, comentou o senador. “Quem não conhece a realidade, como o presidente [Bolsonaro], que não visitou um hospital, não sabe o que é puxar o ar e o ar não entrar no pulmão”, criticou.

FONTE: PODER 360

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com