Geral

Pesquisadores encontram variante inédita do coronavírus com origem no Amazonas

Japão reportou 4 casos, Pessoas estiveram no Brasil

Análises feitas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) apontam que a variante do coronavírus identificada em 4 pessoas que estiveram em viagem no Brasil e chegaram a Tóquio, no Japão, no início do mês, teve origem no Amazonas. As mutações, inéditas até então, devem criar uma linhagem brasileira do Sars-Cov-2, vírus responsável pela covid-19.

As autoridades sanitárias japonesas informaram ao Ministério da Saúde, no último sábado (9.jan.2021) que a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e na África do Sul, o que implica em maior potencial de transmissão do vírus.

Os japoneses colocaram os dados do sequenciamento no banco de dados internacional, e as amostras colhidas agrupam com as nossas aqui. É o mesmo vírus, mas com muitas mutações”, disse Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazonas, ao UOL.

Ele explicou que o sequenciamento do vírus compartilhado pelo Japão foi comparado com amostras existentes no banco de dados do Amazonas coletadas de abril a novembro de 2020. A fundação ainda analisa amostras de dezembro.

Dados mostram que a variante encontrada é a B.1.1.28, presente em todo o Brasil, que sofreu uma série de mudanças. Segundo Naveca, “duas delas são importantíssimas”.

Mutações similares já foram associadas com a maior transmissão do Sars-CoV-2. É um vírus que passou por um processo evolutivo, que nos faz pensar em, talvez, uma nova variante brasileira”, explicou.

O pesquisador afirmou que “mutações preocupam bastante”, mas que é preciso “mais tempo e análises para saber realmente se ela [a variante presente no Estado] está associada a esse maior poder de transmissão”.

É importante explicar às pessoas que mutações ocorrem de forma natural nos vírus, e algumas poucas dão mais vantagens a ele. É uma evolução natural do vírus”, falou Naveca.

A gente sempre alertava que, quanto mais um vírus infecta as pessoas, mais vai evoluir. Mas isso não quer dizer que cause doença mais grave.

O Amazonas passa por crescimento nos números de infectados e mortos pela covid-19. O governador do Estado, Wilson Lima (PSC), prorrogou na última 5ª feira (7.jan.2021), por mais 180 dias, o estado de calamidade pública.

Acredito que essas mutações possam ser parte da explicação para essa explosão de casos aqui no Amazonas”, disse Naveca.

“Mas nós sabíamos que o número de casos iria aumentar porque as pessoas não estavam fazendo distanciamento. Nos dias 26 e 27 de dezembro houve protesto porque o governador mandou fechar o comércio, houve as festas de fim de ano. E o sistema de saúde do Estado já estava fragilizado, é uma situação multifatorial, a meu ver.

FONTE: PODER 360

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com