Extra

“PEC da Segunda Instância é inconstitucional do jeito que está”, diz Maia

“Se queremos solução definitiva para a 2ª instância, precisamos pensar em uma mudança constitucional”, afirma Rodrigo Maia, presidente da Câmara

O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo divulgada segunda (11), que a prisão após condenação em segunda instância não é a única urgência no Brasil.

“O saneamento público está pronto para ir ao plenário. Vamos deixar de votar?”, afirma. Para Maia, qualquer resposta precipitada que o Parlamento der à proibição da prisão em segunda instância pelo do Supremo Tribunal Federal (STF) irá gerar mais instabilidade política.

Maia se refere à PEC 410, de 2018, que está tramitando na Câmara e pretende alterar a constituição para tornar a prisão em 2ª instância legal. Para o presidente da Câmara, a PEC é “flagrantemente inconstitucional”, por pretender mudar uma cláusula pétrea – um artigo que não pode ser alterado.

“Se queremos dar uma solução definitiva para a 2ª instância, precisamos pensar em alguma mudança constitucional”. Maia cita como possibilidades legais a alteração do recurso especial ou da interpretação do que é transito em julgamento.  Mas afirma que aprovar a PEC da maneira que está escrita seria inconstitucional e “estar apenas empurrando o problema para o STF”.

“O trabalho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é melhorar o texto”, afirma Maia. A PEC está sendo analisada pela Comissão e o presidente da Câmara afirma ter conversado com Felipe Francischini (PSL-PR), presidente da CCJ, para que busquem outros caminhos que não envolvam a cláusula pétrea.

Maia conta que esperava que o julgamento do STF tivesse dado uma solução mais definitiva para a prisão em 2ª instância. Mas afirma que o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, transferiu a responsabilidade para o Parlamento. “Ele não terminou o julgamento quando diz ‘o Congresso pode mudar’. Não sou eu que vou dizer que esse tema não poderá ser debatido na Câmara”, diz. Via IG

FONTE:  IG

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com