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Ambev realiza Dia de Responsa nesta sexta-feira (17) e dará atendimento gratuito a consumidores sobre moderação

Pelo 0800 Disque Responsa, público poderá fazer teste para avaliar seus hábitos de consumo com atendimento profissional de forma gratuita. Inicialmente, serviço ficará disponível por 24 horas, durante toda a sexta-feira

O Dia de Responsa é um dos momentos mais importantes do calendário da Ambev, uma data simbólica para celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Neste ano, em sua 13ª edição, além de renovar o seu compromisso, a Ambev vai promover conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema, desde colaboradores, bares, restaurantes e parceiros até o público em geral para conscientização sobre o consumo moderado.

E que tal saber como está seu consumo de álcool? Para auxiliar o consumidor na busca pelo equilíbrio, tanto na quantidade quanto na forma de beber, a companhia lança neste ano, de forma inédita, o canal 0800 Disque Responsa. Durante todo o dia 17 de setembro (24h), qualquer pessoa maior de 18 anos poderá ligar para o telefone 0800 033 0305, de forma completamente gratuita, e contar com atendimento especializado realizado por profissionais de saúde que indicarão níveis de consumo com base em um questionário.

Os resultados obtidos com a análise deste questionário indicarão os níveis de consumo de cada pessoa e todo este processo será realizado durante a ligação e de forma confidencial. Caso a pessoa apresente risco elevado no consumo, a Ambev direcionará o consumidor para uma teleconsulta especializada, na plataforma ZenKlub, onde será feita uma análise individual mais profunda e detalhada da situação. O serviço será totalmente gratuito para os participantes.

Esse protocolo foi testado em cooperação com o Governo do Distrito Federal desde 2016, por meio do Programa Brasilia Vida Segura. O AUDIT e SBI, como os questionários são conhecidos por especialistas, eram aplicados por agentes de saúde da família de forma presencial e, durante a pandemia, por teleatendimento. Mais de 20 mil pessoas foram atendidas na capital federal em cooperação com a Secretaria de Saúde. Agora, a Ambev, amparada por especialistas, direciona este serviço diretamente aos seus consumidores.

“O Dia de Responsa é uma tradição para a Ambev e uma das datas mais aguardadas do nosso calendário. Há mais de 20 anos, promovemos ações que estimulam o consumo responsável porque entendemos que é um tema fundamental para todo o nosso ecossistema. Todo os nossos funcionários estão engajados neste propósito, mas consideramos que é necessário ir além dos muros”, afirma Carla Crippa, Vice-Presidente de Relações com a Sociedade da Ambev Brasil. “O nosso objetivo é que as pessoas tenham seus momentos de celebração, mas com moderação. Para isso, o autoconhecimento é palavra-chave. Este é o objetivo do lançamento do 0800 Disque Responsa, fazer com que a pessoa se conheça e tenha o apoio de um profissional para fazer isso”, conclui Carla.

Outras ações do #DiaDeResponsa2021

Além do Disque Responsa, a Ambev oferecerá um curso de formação em serviço responsável para bares e restaurantes em formato 100% digital, via plataforma BEES, e 100% gratuito. Os quatro módulos têm duração total de 30 minutos.

Para os consumidores, a companhia ativará suas plataformas digitais, como o Zé Delivery, entre outros canais, com a campanha #DiaDeResponsa 2021, promovendo a Moderação.

Jornada para o consumo consciente

Há 20 anos a Ambev trabalha para a promoção do consumo consciente, engajando todo o seu ecossistema neste propósito. Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONG’s, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos. Projetos foram realizados gerando a conscientização da população, além do aumento nas restrições dificultando o acesso às bebidas por esta faixa etária.

A partir de 2013, a Ambev em parceria com órgãos públicos e privados trabalharam intensamente para a prevenção de acidentes de trânsito ligados à alcoolemia. Somente no Distrito Federal, o projeto alcançou redução de 61% dos acidentes de trânsito. Em São Paulo, a parceria com o Governo do Estado possibilitou a criação do projeto Infosiga. E, conectando órgãos do sistema de trânsito de todo o Brasil, a parceria com o Ministério de Infraestrutura resultou na criação da plataforma RENAEST, que unificará dados de trânsito de todo o país.

Em 2020, a Ambev lançou o compromisso público de impactar 2,5 milhões de consumidores na redução do consumo abusivo até 2022 e lançou a plataforma da moderação. Até agora, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas. Para facilitar a mudança de comportamento, as prioridades são promover o autoconhecimento e conscientizar aqueles que podem beber (maiores de 18 anos e que não irão dirigir ou estão em situação de risco médico) sobre o que é a moderação, por meio de ferramentas que ajudem nessa jornada de equilíbrio, que envolve quatro conceitos principais:

• Saúde em Primeiro Lugar: consumidores saudáveis podem brindar de forma moderada durante toda a vida. A pauta de moderação não é sobre valores de comportamento.

• Álcool não deve ser usado como válvula de escape de momentos ruins: deve ser associado à celebração e bons momentos.

• Autoconhecimento é liberdade: Entender como seu corpo reage ao que (e quanto) é o caminho para fazer escolhas de modo autêntico.

• Beber deve ser um prazer: além do porquê do consumo, devemos incentivar o modo de consumo. Beber devagar, saboreando a bebida torna momentos inesquecíveis.
FONTE: ASSESSORIA

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