Eventos

1º Festival Virtual Batman Day terá entrevistas com especialistas, fãs e profissionais ligados ao Homem-Morcego

Evento promovido pelo canal Histórias do Cinema, do produtor cultural e pesquisador André Azenha, terá dublador, cineasta, fãs, professores, escritores falando para promover reflexão, o debate e a celebração do Homem-Morcego.

Dia 18 de setembro de 2021, a partir das 11h, os fãs e interessados em um dos maiores personagens da cultura pop poderão ter acesso a uma série de entrevistas que celebrarão o Batman Day. O site e canal Histórias do Cinema, do crítico de cinema, produtor cultural, escritor e pesquisador do personagem, André Azenha, realizará em 18 de setembro o 1º Festival Virtual Batman Day, para refletir, debater e celebrar esse personagem tão amado no Brasil.

A programação já conta com diversos nomes importantes, entre pesquisadores, fãs, autores, professores, dublador, cineasta, etc. São alguns dos maiores especialistas no Cavaleiro das Trevas, no Brasil.

A maratona gratuita começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha. Lembrando que um dia depois é aniversário de Adam West, o eterno Batman dos anos 1960.

Estão confirmados até agora: Claudio Roberto Basílio (blog Sobre Quadrinhos e Santos Comic Expo), Marcio Seixas (dublador, a “voz do Batman no Brasil”), Jorge Ventura (escritor, autor de livros sobre o herói), Rebeca Cambaúva (Professora Doutora, pesquisadora e especialista no personagem), Renato Araújo (fã-clube Batbase), Vasco Guimarães (colecionador, site Cine Freak), Elvis DelBagno (cineasta, diretora do fan film Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo), Gelson Weschenfelder (Professor Doutor, pesquisador), Fábio da Luz (canal Caverna do Morcego), entre outros nomes importantes ligados ao Cavaleiro das Trevas no país. Abaixo está a lista dos temas das entrevistas e os currículos dos convidados confirmados.

Cada entrevista terá entre 40 minutos e 1h20 de duração. A ordem dos vídeos ainda será divulgada. “A ideia é celebrar o personagem, dar voz a quem dedica sua vida, sua obra e suas pesquisas a este herói de 82 anos de existência e que tem, no Brasil, um público interessado muito grande”, afirma o idealizador do festival, André Azenha, que também apresentará um vídeo com dicas de livros sobre o homem-morcego. “Nestes últimos anos a paixão de fã virou objeto de pesquisa acadêmica. São duas maneiras diferentes de lidar com o personagem. E com essa programação buscamos justamente apresentar essas diferentes visões sobre e relações com o Batman”, explica Azenha, que tem dois livros publicados sobre o tema, além de ter organizado exposições, sessões de cinema e debates relacionados ao Cavaleiro de Gotham.


Confira os temas e participantes já confirmados e seus currículos:

– Os melhores roteiristas e desenhistas do Batman nas histórias em quadrinhos
Com Claudio Roberto Basílio –  Um dos organizadores da Santos Comic Expo (principal convenção de quadrinhos do litoral paulista), autor do blog Sobre Quadrinhos, colecionador, colaborou com a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas, o site CineZen Cultural e o livro Os Cavaleiros das Trevas (Skript Editora, 2020.

– A Voz do Batman n Brasil
Com Marcio Seixas – Dublador, a voz de Sean Connery, Clint Eastwood, Leslie Nielsen, Morgan Freeman, Charlton Heston, dos personagens Spock (de Star Trek) e Batman no Brasil. Ingressou no rádio como locutor em Belo Horizonte no ano de 1967 trabalhando em ordem cronológica nas rádios: Minas/ (Organizações Ramos de Carvalho) /Atalaia/Cultura/D’el Rey e TV Vila Rica. Especializou-se na pesquisa/produção/apresentação de programas sobre compositores eruditos na rádio D’el Rey de BH. Mudou-se para o Rio de Janeiro em dezembro de 1973. Contratado pela Rádio Jornal do Brasil FM em abril de 1974 como locutor apresentador de músicas clássicas e noticiários permanecendo na função até 1993 quando desligou-se da empresa para dedicar-se somente à dublagem e gravações comerciais. Contratado como locutor anunciador pelo canal USA (Globosat) em maio de 1996 permanecendo nesta função até janeiro de 2003. Dublador dos estúdios Herbert Richers desde 1974. Narrador de desenhos da Disney de 1975 até 2006 quando por força de uma ação coletiva de dubladores que postulava direitos sobre a venda de dvds, se viu impedido de trabalhar desde então. Seus últimos trabalhos para os estúdios Disney foram: Senhor Incrível e pai do personagem Bambi do desenho Bambi 2. Voz da personagem Batman em Batman: A Série Animada e no seriado Liga da Justiça. Trabalhos mais conhecidos como dublador: James Bond (George Lazemby, Sean Connery, Roger Moore e Timothy Dalton). Voz de Clint Eastwood na maioria de seus filmes além da personagem Dirty Harry. Voz de Morgan Freeman na maioria dos seus filmes. Trabalho mais recente: Antes de Partir. Voz de Leslie Nielsen (Corra que a polícia vem aí!). Voz de Leonard Nimoy na personagem Spock (Jornada nas Estrelas). Voz de Charlton Heston na maioria de seus filmes em especial nas personagens nas obras Ben HurEl Cid e Os 10 Mandamentos. Voz de William Shatner nas séries Justiça Sem Limites (Boston Legal) e As Merdas que Meu Pai Fala (Shit my dad says).

–  O Batman dos Batmen, Batman 66
Com Jorge Ventura – Escritor, mantém a Ventura Editora, autor dos livros Sock! pow! crash!: 40 anos da série batman da TVSock! Pow! Crash! 2Batmania Animated (com Paulo Chacon) e ReVerso do Morcego.

– Batman e Bruce Wayne nos filmes de Tim Burton e Christopher Nolan
Com Rebeca Cambaúva – Bacharel em Rádio, TV e Internet pela  Universidade Metodista de São Paulo, Mestre e Doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Autora do livro “Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan”.

– A relação entre fãs e o Batman
Com Renato Araújo – Colecionador, criador do site, do canal e do fã-clube Batbase.

– Fan Films
Com Elvis DelBagno – Cineasta, diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo.

– Batman e o colecionismo
Com Vasco Guimarães – Colecionador, editor do site Cine Freak.

– Batman no Youtube
Com Fábio da Luz, do canal Caverna do Morcego.

Visualização da imagem

– Batman e a Filosofia
Com Gelson Weschenfelder – O Filósofo dos Quadrinhos. Pós Doutorando no PPG de Educação da Universidade LaSalle (Bolsista PNPD/CAPES); Doutor em Educação na Universidade La Salle (2017), com o título da tese : “Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco”; Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE (2011), dissertação com o título: “Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes”; Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2007), monografia com o título: “O Ateísmo Antropológico de Ludwig Feuerbach como Introdução ao Ateísmo Materialista de Karl Marx” e, Especialização em Filosofia no Ensino Médio – UFRGS (2013). Vencedor do 29 Prêmio Jovem Cientista promovido pela CNPq, ficando em Terceiro colocado na categoria Doutor/Mestre com a tese “Os super-heróis das histórias em quadrinhos como promotores de resiliência em crianças e adolescentes em situações de risco”. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Desenvolve projetos em sala de aula, como o tema “Super – Heróis e essa tal de Filosofia”, onde procura aproximar os jovens estudantes às questões filosóficas. É autor de vários artigos acadêmicos com o tema filosofia nas páginas das histórias em quadrinhos de super-heróis e do livro Filosofando com os Super-Heróis, onde na qual foi premiado como Livro do Ano 2012 – AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e Aristóteles e os super-heróis.

– Dicas de livros SOBRE o Batman e organização do evento

Com André Azenha – Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi pesquisando a xenofobia e a política nas séries do Batman de 1943 e 1966. Produtor cultural, crítico de cinema, curador, escritor, assessor de imprensa. Diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, editor do www.historiasdocinema.com e do canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha.  Autor de livros: Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2020, feito a partir de sua dissertação de Mestrado), Filmes que Marcaram a Cultura Pop – Volume 1 (2021, Editora CineZen), Grandes Curtas – Curtas-Metragens de Grandes Cineastas (2021, Editora CineZen), A Era dos Boçais (2021, poesias), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa, Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema! (ambos de 2021), entre outros. Coordena a CineZen Edições Literárias. Organizou o Nerd Cine Fest Santos, a exposição Mulher-Maravilha – 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas (virtual, 2021), pré-estreias exclusivas de filmes da Disney, Fox, etc, em Santos. Em relação ao Batman, produziu os principais eventos relativos ao homem-morcego em sua cidade-natal, Santos: a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas (2019, com mais de 4 mil visitantes), debates, sessões de cinema, ministrou os cursos Quadrinhos no Cinema (2021, Sesc Santos), Batman no Cinema (2015, Sesc Santos), Super-Heróis no Cinema (Sesc Belenzinho, 2019).

FONTE: ASSESSORIA SANTOS FILMS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com