Esporte

COI aumenta controles sobre preparativos de Olimpíada no Rio.

Comitê Olímpico Internacional vai adotar uma série de medidas, incluindo uma presença mais forte no Rio de Janeiro para monitorar o progresso e acelerar os preparativos atrasados para a Olimpíada de 2016, anunciou o presidente do COI, Thomas Bach, nesta quinta-feira.

Os preparativos para os Jogos de 2016, a primeira Olimpíada no continente sul-americano, têm sido alvo de atrasos, aumento de custos e problemas de comunicação entre os diferentes níveis de governo e os organizadores.

Federações internacionais criticaram nesta semana o governo por constantes atrasos e problemas em se comunicar de forma eficiente com o comitê organizador dos Jogos.

“Tivemos uma reunião (na quinta-feira) em uma atmosfera muito construtiva com os nossos parceiros do Rio”, disse Bach, em entrevista coletiva na Turquia, ao final de uma reunião de dois dias do conselho-executivo.

“Então, tomamos algumas decisões sobre… como podemos acelerar de uma forma ou de outra as obras no Rio e como podemos trabalhar ainda mais próximo do comitê organizador e dos diferentes níveis de governo.”

Entre as medidas tomadas estão a criação de um órgão de decisão envolvendo o governo, o COI e o comitê organizador para que as decisões sejam tomadas mais rapidamente, e o envio do diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, para o Rio mais cedo do que o inicialmente planejado.

A frequência de visitas da comissão de avaliação à cidade também será aumentada, e o COI vai contratar gerentes de projeto locais para a execução diária dos planos e enviar forças-tarefas especializadas compostas de especialistas para analisar questões específicas. Estes profissionais serão nomeados nas próximas semanas, segundo Bach.

Bach disse que os organizadores brasileiros e o prefeito do Rio foram informados das medidas e as acolheram.

“Não se trata de dar cartões (amarelos). Trata-se de garantir o sucesso destes Jogos. Nós ainda acreditamos que esses Jogos podem ser muito bem-sucedidos e vamos empreender todas as medidas para tornar esses jogos um sucesso”, disse.

Embora o Rio tenha conquistado o direito de sediar o evento em 2009, as obras do Parque Olímpico de Deodoro, onde serão disputadas nove modalidades, ainda não foram iniciadas, e o ritmo do progresso em outros locais-chave é lento.

Velejadores têm criticado a poluição da baia de Guanabara, onde serão disputadas as provas de iatismo, e desde a semana passada os operários do Parque Olímpico da Barra da Tijuca entraram em greve cobrando aumento de salário.

“Precisamos de toda a nossa energia, porque nós compartilhamos as preocupações. O que estamos fazendo, com nossa experiência na organização de Jogos, é mostrar maneiras pelas quais os diferentes níveis de governo podem trabalhar melhor juntos, como a cooperação contínua pode ser assegurada.”

“Após a cerimônia de encerramento dos Jogos do Rio, podemos voltar a esta questão (de quem é a culpa) e falar sobre a responsabilidade.”

Fonte:Reuters

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com