Em Linhas Gerais

“Circuito Junino” -o grande objetivo foi a autopromoção do prefeito Mauro Nazif- por Gessi Taborda

Anúncios

 PARA REFLETIR

PoliticoQuem governa para si e se enrosca no objetivo de transformar o governo em balcão de negócios, qualquer laivo de liberdade de imprensa é um perigo para a opacidade necessária aos seus negócios. Por isso dão de ombros às revelações escabrosas de como manipulam a publicidade paga com dinheiro público.

.

 TROCA-TROCA

vergonhaDeve começar já a grande temporada de troca-troca de partidos por nossos políticos. Isso graça à aprovação, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados, da janela de 30 dias para mudança de partido sem perda sem perda de mandato. Afinal, o que não faltam são políticos (com mandato) insatisfeitos com seus partidos atuais.

E muitos têm ambições eleitorais no próximo ano, querem se candidatar a prefeitos, por isso querem entrar numa legenda que lhes garanta a candidatura.

Aqui mesmo em Rondônia é fácil identificar vários casos desse tipo. Vários políticos, com experiência, carregam o gostinho da derrota em seus projetos políticos por terem sido, na hora da onça beber água, preteridos ou até mesmo rifados por suas legendas, onde foram obrigados a permanecer para garantir o mandato eleitoral.

 IGUAL FEIRA

vergonhaEntão vai começar um movimento igual essas feiras de oportunidades. Muitos serão os convites, mas também serão muitas as exigências dos candidatos a mudar de partido. Uma coisa é certa, a movimentação partidária será muito grande. O troca-troca acontecerá nos 30 dias logo após a emenda ser aprovada no Senado. É bom lembrar que a emenda ainda terá que ser aprovada em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado.

Tem fontes garantindo que entre os primeiros a mudar de partido nos arraiais da política rondoniense serão os deputados José Hermínio (estadual) e Lindomar Garçom, deputado federal que dificilmente teria legenda garantida no PMDB para disputar a prefeitura de Porto Velho. Em se tratando de José Hermínio, consta que ele já está sendo paparicado pelo PCdoB. Hermínio quis ser candidato no passado e foi rifado pelo PSD, seu atual partido.

 FALTA DE PUDOR

CamaraSó há uma explicação: eles devem considerar o eleitorado de Porto Velho como um montão de babacas. Só por isso alguns vereadores não têm o menor pudor em virar lobista de donos de empresas de ônibus. Não é de agora que a população exige novas empresas, de qualidade, prestando serviço de transporte urbano. Aliás, baseado nessa realidade que todos conhecem é que o prefeito veio com essa historinha de mudar as permissionárias por um período emergencial e não, como se poderia esperar se a gestão fosse série e de qualidade, com uma solução definitiva.

É preciso exigir transparência nesse angu de caroço em preparação pela prefeitura. Mas defender esse pessoal que explora por décadas o transporte urbano, como fez o petista Jurandir Bengala e seus colegas, é muita cara de pau!

 VÍDEO EXPLOSIVO

prefeito-Mauro-NazifO vídeo disposto na rede social mostrando a utilização de artistas nacionais numa festa inventada para marcar o, também inventado “Circuito Junino” (que ninguém sabe e ninguém viu) de Porto Velho não deixa dúvidas: o grande objetivo foi a autopromoção do prefeito Mauro Nazif, que insiste em aprofundar um novo marketing para ver se escapa dos baixíssimos índices de aprovação junto aos moradores da capital rondoniense.

O vídeo é uma prova incontestável de uma infração (ou crime?) à (entre outras coisas) Lei de Responsabilidade praticada pelo gestor (??) portovelhense, conforme opinião de alguns advogados, enquanto outros garantem que o prefeito também feriu a legislação eleitoral.

 CONSEQUÊNCIAS

prefeito-Mauro-NazifEspecialistas em direito, ouvidos pela coluna, consideram que esse “deslize” do (vá lá) gestor pode até mesmo dar origem a um processo de impeachment. Bom, certamente se depender dos vereadores Mauro Nazif não vai perder nem um pouco do sono.

Ele age com o convencimento de que falta na Câmara Municipal sustentação política para qualquer ato dessa natureza, ou mesmo um menos traumático que cause alguma contrariedade ao alcaide.

 DEBOCHE

Em seu gabinete, disseram áulicos, a ideia de uma CPI para investigar as (vamos chamar assim) pedaladas de Nazif é motivo de deboche. Graças à submissão dos vereadores, uma punição política ao prefeito não tem a menor possibilidade de prosperar.

 HUMILHAÇÃO

Governador - CarnavalO projeto do governo Confúcio, enviado a Assembleia, propondo uma “reestruturação” de órgãos do Executivo que permite a criação de quase 150 novos cargos de livre provimento (sem a necessidade de concurso público) é extremamente cínico com uma finalidade – ao que parece – de humilhar o cidadão comum honesto, que paga com seus impostos as despesas do governo. Como os deputados na maioria das vezes atende a tudo o que o governo pede, certamente quem será mais afrontado por esse ato governamental será nossa juventude que rala para conseguir uma formação numa de nossas faculdades e que, claro, não terá a menor chance de disputar um desses novos cargos, reservados a apaniguados do próprio governo ou de quem tem pistolão importante.

 CONTROLE? COMO?

receita federalPara realizar a fiscalização e o controle aduaneiro a Receita Federal do Brasil (RFB) conta com apenas 2.924 servidores, ou seja, apenas 15,6% da força de trabalho do órgão. São somente 1.098 analistas tributários e 1.826 auditores fiscais trabalhando no controle de entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias no país. Ao todo a Receita Federal tem hoje 18.693 servidores da carreira de auditoria, 7.924 analistas tributários e 10.769 auditores fiscais. O controle nas fronteiras é realizado  por apenas 2.924 servidores. Assim, tá explicada a alarmante facilidade com que armas, munições e drogas chegam às cidades e abastecem o crime organizado, contribuindo diretamente para a onda de violência que atinge a sociedade.

 SONEGADORES

herminioAinda não há data marcada para o funcionamento da mais nova Comissão Parlamentar de Inquérito protocolado pelos deputados estaduais nesta semana. A CPI se propõe a investigar a sonegação fiscal no estado. O requerimento que pede a criação da CPI é de autoria coletiva. Por enquanto não se sabe com que ficará a presidência e a relatoria da CPI da Sonegação. Sobre os objetivos dessa nova CPI, o deputado José Hermínio acrescentou que também deve entrar na mira das investigações as renúncias fiscais concedidas pelo governo.

 EYMAEL

EDGAR-DO-BOI-CAPAPorto Velho recebe hoje, para abrir evento do PSDC, o “eterno” candidato a presidência da República, José Maria Eymael, presidente do diretório nacional da sigla. Ele será recebido pelo presidente do PSDC rondoniense, Edgar do Boi, que também anfitrionará os presidentes das regionais do partido no norte Brasileiro. O evento terá início às 9 horas deste sábado no Ecos Hotel.

Eymael foi agraciado esta semana com a Medalha do Mérito Legislativo, com a aprovação do projeto de decreto legislativo apresentado pelos deputados Ezequiel Júnior e Glaucione Rodrigues. A láurea ainda não tem data para ser entregue ao dirigente maior do partido dos dois deputados proponentes.

 DUAS EMPRESAS

Prefeitura2.23jpgEm plena sexta feira de ponto facultativo a Comissão de Licitação da prefeitura da capital realizou assembleia para o recebimento de propostas de empresas interessadas em participar da prestação de serviço de transporte coletivo em regime precário e por tempo determinado. Duas empresas habilitaram-se. Nenhuma delas e reconhecida como expertise no setor do transporte coletivo de passageiros

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com