Em Linhas Gerais

A fonte informa, os Homens de preto estão pronto para tirar do forno mais uma operação- por Gessi Taborda

Anúncios

OPERAÇÃO QUENTINHA

O período de férias se aproxima, concomitantemente com o do recesso da Assembleia. Mas o período não deverá ser de total tranquilidade. De acordo com aquela fonte quente, que quase sempre acerta seus prognósticos, os temíveis homens de preto estão prontos para tirar do forno mais uma operação que deverá balançar o coreto de algumas autoridades tidas como intocáveis nessa banda do Brasil. Tem camarada que não aprendeu ainda que um pingo é letra. Sabe que não pode frequentar a Casa de Leis e mesmo assim está sempre presente num gabinete de gente próxima e até dirige veículo da frota do parlamento. Pode dar xabu a qualquer momento. Isso sem contar outros detentores de contratos nada republicanos. Podem ser férias lamentavelmente inesquecíveis.

 O BURACO É MAIS EMBAIXO

Embora os senadores Gurgacz e Raupp digam em todas as oportunidades que o programa de concessões (privatizações) e investimentos em infraestrutura lançado por Dilma contemplam Rondônia como nunca, até com a “Ferrovia Transoceânica”, isso sem falar na anunciada privatização da BR364, não obterão, como imaginam, dividendos políticos eleitorais para as próximas refregas.

As medidas anunciadas, mesmo saindo das meras intenções, não impactam a população de Rondônia com a rapidez que imaginam. Principalmente o senador Valdir Raupp, depois de passar a ser investigado como beneficiário da Lava Jato ficou muito mal na avaliação da opinião pública rondoniense e sua gloria política fulgurante não vai parar de cair com promessas ocas como essa “ferrovia transoceânica”.

 INSENSATEZ

Quando pensamos no fim da insensatez como prática da gestão administrativa da capital, com malogro dessa conversa fiada de contrato emergencial de empresas de transporte para substituir as péssimas empresas do consórcio que explora o transporte urbano de Porto Velho, vem mai um exemplo de que na gestão do dr. Mauro não há limite  para a insensatez.

Isso é o que se depreende da denuncio do vereador Everaldo Fogaça em relação a Emerson Lopes, o diretor de comunicação social da prefeitura. O moço não entende bulhufas de jornalismo, mas mesmo assim é quem comanda a pasta transformada numa fábrica de factóides da prefeitura.

 BARONETE

Não é novidade para ninguém qual foi o “QI” (quem indica) que serviu para a nomeação desse DJ ligado às emissoras de Everton Leoni, o novo poderoso das comunicações no estado. Por iniciativa do vereador Fogaça, Emerson será denunciado no Ministério Público por não cumprir horário no serviço público, onde parece desempenha o papel de baronete. Como pode o cara trabalhar até as 14h00 horas na prefeitura e às 11h30 já estar ao vivo na SIC TV, perguntou Fogaça, esperando que o Ministério Público investigue o caso para dar uma resposta sobre isso.

 E QUEM É MARCITO?

Ele não é nenhum cientista no segmento de economia e nem um político com reconhecimento regional. Mesmo assim, Marcito Pinto se imagina com todas as condições para defender “o projeto” (que na verdade nem existe ainda) da ferrovia transoceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico, passando por Rondônia.

Para Marcito (que é apenas vice-prefeito de Ji-Paraná) as vozes pessimistas sobre a intenção dessa ferrovia estão a serviço de uma conspiração internacional coordenada pelo canal Bloomberg, uma TV especializada em noticiar fatos econômicos.

 INOCENTE ÚTIL

Certamente o vice-prefeito de Ji-Paraná faz coro com os senadores Gurgacz e Raupp que vendem essa “intenção” como uma coisa concreta que vai acontecer em curto prazo. Na sua tese de conspiração, há o dedo americano interessado no malogro dessa “promessa” que, se concretizada, pensa ele, poderia esvaziar o Canal do Panamá.

Para a coluna, o senhor Marcito (que nome!) age como um inocente útil para interesses políticos prontos para manipular essa promessa que dificilmente sairá do papel.

 VIROU TRAQUE

Pelo menos em termos de Porto Velho a Lei Ficha Limpa, que parecia (quando lançada) uma bomba, nessa capital virou traque. Ela não cria o menor embaraço para o prefeito Mauro Nazif com as nomeações de pessoas encalacradas no judiciário. O prefeito consegue mantê-los nos seus cargos altamente remunerados municiando-se de liminares.

A presença de pessoas com “enormes cabritas” no andar de cima da gestão do médico Nazif é a maior prova de o mundo gira e a Lusitana roda ao sabor dos ventos da política, onde sempre se pode provar o contrário.

A falta de Oposição, não cria nenhum embaraço para o prefeito manter essas nomeações seguras em liminares. Como o próprio Ministério Público não parece muito interessado em tocar investigações sobre quem tem contas a acertar com a Justiça, o pepinaço que poderia até colocar em risco o mandato de Mauro, não dá em nada. Tá todo mundo livrando a cara.

 COM A PENEIRA

A prefeitura da capital está anunciando a realização da primeira Consulta Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana, no próximo dia 15, na Paróquia São José Operário, no Bairro Conceição. Das 19 às 20h30, por determinação do Ministério Público estadual, os presentes debaterão com membros da prefeitura temas como transporte coletivo, calçadas, rede de ciclovias, abrigos e terminais de ônibus, acessibilidade para as comunidades residentes no “Baixo Madeira”, entre outras questões correlatas. Essa iniciativa tem toda aparência com aquela história de se tapar o sol com a peneira.

 PLANO DIRETOR

Até pela quantidade de temas em debate é fácil constatar que isso tudo não passa de mais um biombo usado a favor do prefeito que certamente não tem planejamento para suas ações. Boa parte dos temas exige formação técnica específica para a definição de um projeto. Ora, o que foi feito, afinal, do Plano Diretor da cidade, um estudo científico e técnico onde certamente estão contempladas soluções para todas as questões a ser debatidas nessa primeira Consulta? E só para lembrar: o Plano Diretor custou uma montanha de dinheiro dos cofres municipais.

VALBRAN CANDIDATO

O jornalista Valbran Júnior confirmou a possibilidade de estrear como candidato no próximo ano. Conhecer a cidade ele conhece como poucos, afinal são vários anos como repórter dos principais veículos de comunicação da capital. E Valbran tem uma motivação para entrar na disputa eleitoral depois de tantos anos (as últimas décadas como jornalista político), como explicou: “Se eu decidir me candidatar, será por uma razão única: o povo. Sinto que o povo está mais amadurecido e interessado em escolher alguém com capacidade verdadeira de representá-lo”.

 ECONOMIA

A crise queira ou não, está ai visível. Grandes corporações fabris, como as montadoras de veículos, estão dando férias coletivas aos seus empregados, para evitar demissões em massa. A ordem é economizar. Com parte das linhas de produção suspensas, elas economizam despesas com água, energia, etc, etc.

Esse modelo bem que poderia ser seguido aqui em Rondônia, por instituições como o parlamento, durante o recesso. Ontem saiu a regra de funcionamento da Assembleia no período do recesso de julho. A Casa vai funcionar plenamente no primeiro expediente.

Sem deputados não há necessidade do funcionamento de todos os setores. Se seguisse o exemplo das corporações industriais, certamente a Casa faria uma grande economia do dinheiro público. Era assim num passado não muito distante. É claro que a maioria dos deputados não ficará lá, durante o recesso, dando plantão.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É BOM QUE O GRAECO E MPF, CONTINUEM COM INVESTIGAÇÃO EM CIMA DESSES COORRUPTOS QUE GOSTAM DE SE DAR BEM COM COISA INDEVIDA.PARECE QUE FOI EM MINAS GEREAIS, QUE PRENDERAM UNS 59 AUDITORES FISCAIS DA RECEITA E SECRETARIA ESTADUAL, FAZENDO ALGO ERRADO. E EM RONDÔNIA? A CORRUPÇÃO É TÃO GRANDE QUE O PT QUER FAZER DE TUDO PARA O LULA NÃO SER INVESTIGADO E NEM CONVOCADO A COMPARECER NA CPI DA PETROBRÁS. LULA TEM QUE SER INVESTIGADO, CHEGA DE MARACUTAIA, NÉ LULA?

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com