Cultura

Trupe Baião de 2 estreia temporada “Caminho da Saracura” com lives e lançamento de vídeo arte

No aniversário do Bairro do Bixiga, a Trupe Baião de 2 lança projeto que investiga as origens do bairro e convida a população a conhecer a história do Vale do Saracura, um dos rios mais importantes da cidade e que hoje encontra-se escondido, sepultado sob a Avenida 9 de Julho.

Caminho da Saracura redescobre rios, povos indígenas e quilombos do Bixiga historicamente apagados

No dia 01 de outubro de 2021, o bairro do Bixiga completa 143 anos. Em comemoração a essa data e também ao Dia Mundial dos Rios, celebrado em 26 de setembro, a Trupe Baião de 2 – grupo circense de pernaltas formado por Rachel Monteiro e Guilherme Awazu no Bairro do Bixiga, realiza o lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”.

As apresentações serão realizadas no Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense e da Trupe Baião de 2, nos dias 02 e 03 de Outubro, às 12:00 e 20:00.

O projeto audiovisual foi gravado na estreia de “Caminhos da Saracura”, espetáculo de rua com elenco formado por Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro, que passa por espaços emblemáticos do Bixiga, convidando a população para conhecer ou relembrar a história do bairro e do Vale do Saracura, um dos rios mais importantes da cidade que foi escondido abaixo da Avenida 9 de Julho, quando a cidade se transformou com o processo de urbanização.

“Assim como o apagamento da memória dos povos originários, a violenta arquitetura aqui consolidada levou também ao apagamento dos rios. Buscamos desenterrar o Rio Saracura, sua memória e a memória dos povos que foram invisibilizados com ele, entendendo que tornar invisível um rio, torna também invisível a contação da história de um povo”, explica a Trupe.

Preparando o público para o lançamento, uma série de lives serão realizadas no instagram @caminhodasaracura e Youtube da Trupe Baião de 2 (YouTube.com/trupebaiaode2) com a equipe de criação de “Caminho da Saracura”.

No dia 27 de setembro (segunda-feira), às 15:00, acontece uma live de bate-papo com o tema “Direção e Processo de Criação” com participação de Mafalda Pequenino, que assina a direção do espetáculo. Mafalda é atriz e assistente de direção da “Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades”, coordenadora, coreógrafa e diretora artística dos “Pernaltas do Orun”, do grupo afro “Ilú Obá de Min”, diretora do Núcleo “Catappum” de Palhaçaria Preta, e apresentadora do programa infantil “Quintal da Cultura”, dirigido por Bete Rodrigues, exibido na TV Cultura.

No dia 28 de setembro (terça-feira), às 12:00, o tema é “Acrobacia em grupo e acrobacia em grupo nas pernas de pau”, com a convidada Rubia Neiva, artista e professora circense, produtora e diretora artística, com trinta anos de atuação incluindo passagens internacionais e fundadora da Troupe Guezá. A artista realizou a preparação acrobática deste projeto.

Na quarta-feira, dia 29 de setembro, às 10:00, a conversa é sobre “Música e o Movimento”, com o músico, compositor e multi instrumentista Ivan Alves, que assina a direção musical e trilha sonora do projeto e de outros espetáculos de circo, teatro e audiovisual, entre eles “Masha e o Urso”.

No dia 30 de setembro, às 13:30, a conversa é com Juliana Bertolini, que é Designer, Professora e Pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, integrante do Sisterhood Project e responsável pelo figurino de Caminho da Saracura.

Caminho da Saracura é um projeto iniciado em janeiro de 2021 com uma intensa pesquisa sobre as origens do bairro do Bixiga que, apesar de reconhecido pela predominância de imigrantes italianos, possui uma identidade própria relevante e pouco conhecida. Além de ter sido uma grande trilha indígena, no entorno do Vale do Saracura, rio que foi obstruído com tampão se tornando invisível para a cidade, foi construído o primeiro quilombo urbano da cidade.

A intervenção começa em frente à antiga sede da Escola de Samba Vai-Vai, segue em cortejo pelas ruas Dr. Lourenço Granato, Alameda Marques de Leão, Conselheiro Carrão, Santo Antônio e finaliza na escadaria da Rua Almirante Marques de Leão, transitando simbolicamente como um rio.

Com elementos acrobáticos, teatro físico, música e comicidade as cenas constroem uma narrativa de lembranças destes territórios e faz referência também ao pássaro Saracura, ave de pernas longas e finas, tão abundante naquela região por volta de 1920, que tornou-se o nome do rio.

As ações fazem parte do projeto Caminho da Saracura, contemplado no edital PROAC  Expresso Lei Aldir Blanc nº 49/2020, Premiação Circo No Estado de São Paulo

FICHA TÉCNICA: Intérprete Criadores – Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro | Direção Geral e Roteiro – Mafalda Pequenino | Preparação Acrobática – Troupe Gueza com Rubia Neiva | Figurinos – Juliana Bertolini | Costureiras: Francisca Lima e Alecrim Marques | Direção Musical e Trilha Sonora – Ivan Alves | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Assistente de Produção: Jeronimo Ali | Produção Executiva: Linha 3 Produções com Gisele Tressi |  Equipe de filmagem: Daniela Gonçalves, Michel Igielka e Gabriel Azevedo | Fotografias: Nirely Araujo | Arte gráfica: Lohann Kundro | Equipe de Apoio: Antonio Carneiro e Jéssica Amorim | Segurança: Rodrigo Bandeira | Realização: Trupe Baião de 2

SERVIÇO: Temporada “Caminho da Saracura” – Com Trupe Baião de 2 e artistas convidados

Grátis – Classificação Livre

Temporada de lives “Processo de Criação Caminho da Saracura”

Onde assistir: Instagram Caminho da Saracura (www.instagram.com/caminhodasaracura) e Youtube da Trupe Baião de 2 ( YouTube.com/trupebaiaode2 )

Quando: 27 de setembro (segunda-feira) – Horário: 15:00 – Tema: Direção e Processo de Criação – Com: Mafalda Pequenino

Quando: 28 de setembro (terça-feira) – Horário: 12:00 – Tema: “Acrobacia em grupo e Acrobacia em grupo nas pernas de pau” – Com: Rubia Neiva

Quando: 29 de setembro (quarta-feira) – Horário: 10:00 – Tema: “Música e o Movimento” – Com: Ivan Alves

Quando: 30 de setembro (quinta-feira) – Horário: 13:30 – Tema: “Acrobacia em grupo e Acrobacia em grupo nas pernas de pau” – Com: Rubia Neiva

Lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”

Quando: 02 de outubro de 2021 (sábado) – Horários: 12:00 e 20:00 (duas sessões)

Onde assistir: Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense – Link: www.facebook.com/caqlcsp

Quando: 03 de outubro de 2021 (domingo) – Horário: 12:00 e 20:00 (duas sessões)

Onde assistir: Facebook da Trupe Baião de 2 -Link: www.facebook.com/TrupeBaiaoDe2

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com