Cultura

Principal festival de teatro universitário do país, o FESTU, chega à 11ª edição com transmissão gratuita no YouTube até o dia 30/9

Peça da Universidade Federal de Rondônia é escolhida para a Mostra de Espetáculos

Criatividade é a palavra que melhor define o Festival de Teatro Universitário, carinhosamente chamado pelo público de FESTU. O evento, que está em sua 11ª edição, acontece até 30 de setembro e é exibido gratuitamente através de suas plataformas digitais, como em 2020. O sucesso foi tanto que, no ano passado, o primeiro em versão virtual, o festival teve 50 mil acessos e, para 2021, a previsão é que esse número seja ainda maior e chegue a 100 mil.  Os espectadores poderão ver as peças da Mostra de Espetáculos e os esquetes da Mostra Competitiva através do canal do Youtube (www.youtube.com/festufestival).

 

Criado em 2010 pelo produtor cultural Miguel Colker e pelo diretor Felipe Cabral, o FESTU é considerado o principal festival de teatro universitário do país e, este ano, terá o seu júri técnico liderado pelos atores Babu Santana e Malu Galli, que se juntam a outras estrelas que participaram das edições anteriores, como Lilia Cabral, Miguel Falabella, José Wilker, Patricia Pillar, José de Abreu, Marília Pera, Cássia Kiss, Tonico Pereira, Milton Gonçalves, Zezé Polessa, Wolf Maia, João Falcão, Catarina Abdala, Stella Miranda, Otávio Augusto, Nathalia Dill e Bianca Comparato, entre outras. O FESTU também é responsável por revelar jovens talentos, como Jéssica Ellen, Johnny Massaro, Julia Stockler, Luiza Loroza e Karina Ramil.

 

O FESTU é um grande estímulo ao fazer teatral. Nestes últimos dois anos, a cultura foi tão prejudicada que decidimos manter o festival, que é esperançoso em um momento tão complexo”, afirma Felipe Cabral, um dos idealizadores do FESTU.

 

Mostra de Espetáculos, um mergulho na cena teatral universitária

 

De 3 a 30 de setembro, acontece a “Mostra de Espetáculos”, com apresentações realizadas dentro dos cursos universitários de todo o país. Este ano, serão sete espetáculos, com representantes dos estados do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia.

 

Ao realizar o FESTU de forma virtual, percebemos a expansão do alcance do festival, que abarcou e abraçou faculdades de outros estados”, diz o diretor Felipe Cabral.

 

A lista completa pode ser acessada através do site www.festu.com.br

 

Mostra Competitiva, sinônimo de criatividade

 

De 14 a 16 de setembro, foi possível acompanhar virtualmente e gratuitamente o melhor da cena universitária e as apresentações de vários grupos. Este ano, os atores Babu Santana, Malu Galli, Mariana Nunes e Aline Borges — entre outros profissionais da área que compuserem o júri artístico da Mostra Competitiva — tiveram a missão de escolher os vencedores dentre os 20 esquetes selecionados pela curadoria do festival. 

   

A cena Melro, da Escola de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro, levou o principal prêmio: o de “Melhor Esquete” e o patrocínio de R$30 mil reais para a companhia teatral montar o próprio espetáculo em 2022.  

 

Escrito por Fabiano de Paula e dirigido por Pietra Canle, Melro narra a história de uma jovem mulher preta, moradora de uma comunidade, e o sonho de liberdade para seu filho como o pássaro que dá nome ao esquete. Com uma interpretação intensa e cativante, Cláudia Macedo recebeu o prêmio de “Melhor atriz”. Melro também venceu nas categorias “Melhor iluminação” e “Melhor texto original”. 

 

Os esquetes vencedores poderão ser conferidos pelo público até 30 de setembro no canal do Youtube.

 

Patrocínios e parcerias

 

A décima primeira edição do FESTU é apresentada pelo Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura e tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Banco Modal Mais, Multiterminais Logística, Rede Globo e da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Cultura. E o apoio da Gafeus Games, da Prill Tecnologia, do Grupo Mapma e da Delphos. A produção é feita pela Araucária Agência Cultural.

 

A realização é da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo; Governo Federal.

 

Sobre o FESTU 

 

Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte — com a intensa troca entre escolas e faculdades de artes cênicas — e revela novos talentos. Desde que foi criado em 2010, o evento tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas. 

 

Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.400 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 55,5 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 160 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 18 espetáculos e distribuiu quase 900 mil reais em premiações.   

  

Serviço: 

11ª edição do FESTU 

De: Até 30 de setembro de 2021

Informações: www.festu.com.br 

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com