Cultura

Núcleo de Pesquisa sobre o Teatro do Absurdo do Grupo Pandora abre inscrições

Com duração de 03 meses, realizada através de encontros virtuais via Google Meet, a formação envolve estudos teóricos, experimentação cênica/audiovisual, encontros com convidados e leituras dramáticas.

 

De 07 de Agosto à 03 de Setembro de 2021, o Grupo Pandora de Teatro recebe inscrições para o “Núcleo de pesquisa e criação: a reinvenção do absurdo no contexto latino americano”, que propõe refletir sobre  como o Teatro do Absurdo se ressignificou  na América Latina em conjunção com a realidade sócio-política e a repressão ditatorial.

“É como se as questões abordadas pelos dramaturgos do teatro do absurdo na Europa, em 1950 e 60, estivessem em novo endereço, com outra roupagem, refletindo sobre novos incômodos. Mas, a sensação de solidão e incompreensão continuava nesse lado do mundo, atônito diante dos desastres, guerras, assimetrias sociais, restrições à liberdade, preconceitos, violências contra minorias e ações coercitivas do Estado” afirma Lucas Vitorino, diretor e dramaturgo do Grupo Pandora de Teatro.

A partir dessa compreensão da forma como os vestígios do Teatro do Absurdo reverberam na criação dramatúrgica latino-americana e dos pontos atribuídos a essa convenção, o Grupo Pandora de Teatro selecionou dramaturgias da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Venezuela e do Brasil, para serem estudadas durante este núcleo de pesquisa e criação.

As bases de estudo do Núcleo serão obras de: Griselda Gambaro, Jorge Díaz, Maruxa Vilalta, Rodolfo Santana, Santiago García, Virgílio Piñera, entre outras.

O Núcleo contará também com a presença de Carol Pitzer (Dramaturga e professora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro) e Gil Vicente Tavares (Professor da Escola de Teatro da UFBA e autor de “A herança do Absurdo”) que irão aprofundar teoricamente os estudos sobre dramaturgia absurdista, tendo como um dos pontos de partida o autor Martin Esslin.

Os encontros acontecerão de 11 de setembro a 30 de novembro de 2021, às terças e sábados das 10:00 às 12:00. O público-alvo são integrantes de coletivos artísticos, estudantes, pesquisadores e interessados no fazer teatral, com idade acima de 16 anos. Os participantes receberão ajuda de custo durante toda a realização do Núcleo.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário virtual e carta de interesse pois as vagas são limitadas.

Formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido, o Grupo Pandora de Teatro comemora em 2021, 17 anos de pesquisa continuada sediados no bairro de Perus em São Paulo e também 05 anos do Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba.

A ação faz parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Visualização da imagem

Mais informações: www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro

SERVIÇO

Núcleo de pesquisa e criação: a reinvenção do absurdo no contexto latino-americano

Inscrições: De 07 de agosto à 03 de setembro de 2021

Quantidade de vagas: 30 vagas / Atividade gratuita

INSCRIÇÕES por meio de formulário virtual e carta de interesse

Link para inscrição: https://forms.gle/ixPSvaxvwJ1QQXKG6

Duração: De 11 de setembro a 30 de novembro de 2021 / Terças e sábados das 10h às 12h

Público-alvo: Integrantes de coletivos artísticos, estudantes, pesquisadores e interessados no fazer teatral acima de 16 anos. Os participantes receberão ajuda de custo (R$100,00 mensais)  durante toda a realização do Núcleo.

E-mail: grupopandoradeteatro@yahoo.com.br

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com