Cultura

Exposição Mulher-Maravilha 80 anos – Trajetória da Princesa Amazona n cinema e na TV acontecerá em Santos, no sexto Santos Film Fest

Festival e Shopping Pátio Iporanga repetem parceria dos anos anteriores em mostra que reunirá itens colecionáveis, quadrinhos e placas com a história da personagem, nos moldes da exposição em homenagem ao Batman que fez sucesso em 2019.

Em 2018 e 2019 o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realizou exposições em celebração, respectivamente, aos 80 anos de Superman e Batman. Ambas em parceria com o Shopping Pátio Iporanga, sendo que a segunda, chamada Batman –80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas – Uma homenagem ficou dois meses em exibição no Museu da Imagem e do Som de Santos e depois foi ampliada no shopping, onde ficou mais um mês e meio, totalizando mais de 3 mil visitantes.

Agora, chega a vez do festival e do shopping comemorarem os 80 anos da maior super-heroína do planeta, a Mulher-Maravilha. A exposição Mulher-Maravilha – 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nos cinemas e na TV: Uma homenagem será inaugurada em 23 de junho, um dia depois da abertura da sexta edição do Santos Film Fest.

A exposição ficará em cartaz gratuitamente até o fim de julho, sempre no horário de funcionamento do shopping e seguirá os moldes da exposição sobre o homem-morcego: reunindo itens colecionáveis, histórias em quadrinhos, bonequinhas e placas que narram a história da personagem. A curadoria será da historiadora e colecionadora Lilliam Tavares, que mantém o perfil Colecionismo Maravilha, no Instagram, e do diretor do festival, André Azenha.

“Uma das personagens mais importantes dos quadrinhos e da cultura pop em geral, a Mulher Maravilha fará 80 anos em 2021. Com uma trajetória cheia de curiosidades e simbolismo, a personagem tornou-se uma referência em valores como igualdade, fraternidade e respeito ao próximo. Além disso, também é uma referência em empoderamento e representatividade feminina”, ressalta Lilliam.

“O Santos Film Fest sempre busca proporcionar programações que atinjam todas as idades. Desde a primeira edição temos atividades voltadas às crianças e adolescentes e o universo geek e nerd é um dos sustentáculos do cinema mundial atualmente. Não podemos ignorá-lo. E quando falamos em formação de público para o cinema, que parte do desenvolvimento do prazer em frequentar uma sala de projeção, os heróis possuem esse poder de catalisar as atenções dos pequeninos e a Mulher-Maravilha, além de ser uma super-heroína, é importantíssima na questão da representatividade feminina”, explica Azenha.

A sexta edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos acontece de 22 a 29 de junho, de maneira mista (online e presencial) e deverá focar em filmes brasileiros de animação, infantis e de terror. Na parceria com o shopping, ainda deverá contar com um “cantinho de leitura”, palestra sobre os 80 anos da Mulher-Maravilha, e outras atividades. Antes, de 16 a 23 de março, o SFF realiza uma edição especial totalmente online com mostras competitivas só com filmes dirigidos por mulheres.

Mulher-Maravilha apareceu pela primeira vez na HQ All Star Comics #8, de dezembro de 1941, nos Estados Unidos, escrita pelo psicólogo-escritor William Moulton Marston, com pseudônimo Charles Moulton, co-criada por sua esposa, a advogada Elizabeth Marston e desenhada por Harry G. Peter. A história tem continuação direta em Sensation Comics #1 de janeiro de 1942. Com o sucesso alcançado, ela ganhou sua própria revista em quadrinhos em maio de 1942, Wonder Woman #1, que foi transferida exclusivamente para a DC Comics em 1944.

Nas telas, Mulher-Maravilha foi adaptada em um episódio para uma série televisiva em 1974, interpretada por Cathy Lee Crosby, em versão bem diferente dos gibis. Entre 1975 e 1979 foi exibido o seriado de bastante sucesso estrelado por Lynda Carter.

Em 2011, foi planejado um reboot que não foi aprovado. Mulher-Maravilha/Diana Prince seria vivida por Adrianne Palicki.

Já a atriz israelense Gal Gadot deu vida à versão mais recente e de sucesso da heroína no universo cinematográfico DC, nos filmes Batman v. Superman: A Origem da Justiça (2016), Mulher-Maravilha e Liga da Justiça (ambos de 2017) e Mulher-Maravilha 1984 (2020).

Também foi destaque em várias animações, na televisão em séries como SuperamigosLiga da Justiça: A Série AnimadaLiga da Justiça sem LimitesJustice League ActionSuper Hero Girls e longas animados lançados diretamente em home-vídeo.

www.santosfilmfest.com

www.youtube.com/santosfilmfest

www.facebook.com/santosfilmfest

www.instagram.com/santosfilmfest

Whatsapp para dúvidas sobre as inscrições e dúvidas: +55 13 99614-0963

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com